IBM deve demitir 1.315 funcionários nos EUA, diz sindicato

Philipp Gollner

A IBM, maior empresa do mundo no setor de serviços de tecnologia, cortará 1.315 postos de trabalho relacionados com o setor de serviços nos EUA, afirmou na terça-feira um sindicato que tenta organizar os funcionários da empresa.

Os cortes afetam os empregados de várias áreas, entre as quais as de operações de sistemas de servidores, integração tecnológica e serviços financeiros e administrativos, disse em seu site a Alliance, um grupo ligado ao sindicato Trabalhadores do Setor de Comunicações da América.

Líderes sindicais não puderam ser encontrados para se manifestar sobre a notícia.

A empresa, cujo nome completo é International Business Machines Corp., possuía 355.766 funcionários no mundo todo, no final de 2006, segundo seu balanço anual mais recente.

John Bukovinsky, porta-voz da IBM, afirmou que não poderia confirmar o número de vagas a serem cortadas. E disse que tais cortes "não deveriam ser uma surpresa" já que a empresa indicou, depois do seu mais recente balanço, do dia 17 de abril, que pretendia diminuir seus gastos nos EUA.

O porta-voz disse que a IBM não prevê perder faturamento devido às demissões, que descreveu como normais para uma empresa de serviços que depende da demanda, sempre variável, de seus clientes.

"Estamos adotando uma série de ações para tratar de nossa base de custo nos EUA, incluindo um foco primário na nossa doutrina de gerenciamento de recursos e custos e no reequilíbrio dos recursos, tudo isso enquanto implantamos nossa estratégia global de custos", disse Mark Loughridge, diretor executivo do setor financeiro da empresa.

A declaração foi dada durante uma conferência telefônica realizada com analistas no dia 17 de abril, segundo revelou uma transcrição dessa conferência.

Loughridge disse em abril que o primeiro trimestre da IBM havia sido "marcadamente fraco" nos EUA, especialmente nos setores de serviços industriais, financeiros e de comunicações.

As demissões aparecem depois de um anúncio feito na segunda-feira pela empresa afirmando que pretendia contratar 500 pessoas para trabalharem em um novo "call center" de atendimento a clientes a ser montado em Daleville, Indiana, durante no ano de 2010.

O projeto de 2,9 milhões de dólares soma-se a outros planos da IBM para contratar mais 500 funcionários em Indiana durante os próximos três anos.

 

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