Processo da Viacom contra YouTube ameaça internet, diz Google

da France Presse, em Nova York
da Folha Online

O gigante da internet Google, controlador do site de troca de vídeos YouTube, contra-atacou nesta terça-feira a Viacom num processo judicial, declarando que a ação do grupo contra o YouTube ameaça o funcionamento da internet.

"Ao tentar tornar provedores de acesso e empresas de hospedagem responsáveis pela comunicação na internet, a ação da Viacom ameaça a forma como milhões de pessoas trocam informações, notícias, entretenimento e expressões políticas e artísticas", diz a declaração do Google a um tribunal de Nova York.

Em meados de março, a Viacom acusou a Google e o YouTube na justiça por pirataria, reivindicando US$ 1 bilhão em indenizações. A companhia reúne a MTV, a Comedy Central e os estúdios Paramount, entres outras empresas.

A Viacom pediu, após meses de negociações infrutíferas, o que chamou de "uma justa compensação": exigiu a retirada de cem mil clipes piratas do YouTube.

"A ação da Viacom põe em risco o delicado equilíbrio estabelecido no Congresso, que adotou a lei sobre a propriedade intelectual Digital Millennium Copyright Act (DMCA). Essa lei cria um equilíbrio entre a proteção dos direitos autorais e a necessidade de proteger a internet como nova forma de comunicação", argumentou o Google.

Segundo essa legislação, aprovada em 1998, as empresas de internet não têm responsabilidade sobre o material colocado na rede por seus usuários.
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home