Varejistas on-line aplicam novos golpes em clientes

PAULA LEITE
da Folha de S.Paulo

Fazer compras pela internet em lojas conhecidas não costuma ser perigoso, mas continuam ocorrendo golpes na rede aplicados por comerciantes de má-fé.

As entidades de proteção ao consumidor identificaram um tipo de golpe que passou a acontecer no ano passado: o envio e a cobrança de produtos não solicitados pelo internauta.
No ranking das empresas reclamadas em 2006, feito pelo Procon-SP, duas companhias que ficaram entre as 15 campeãs de reclamações aplicavam esse tipo de golpe --Easy Buy e WBPC.

As duas empresas já deixaram de agir, de acordo com o Procon.
Segundo Renata Molina, técnica do Procon, os consumidores acessavam páginas que prometiam informações como o cálculo do peso ideal.
Após preencher um cadastro para obter informações, o consumidor era informado de que a compra já havia sido feita.

Depois, os produtos - alimentos, suplementos e DVDs-- e os boletos eram entregues na casa dos internautas.
A associação de consumidores Pro Teste identificou comportamento similar da Net Cobranças, que também já deixou de agir.
Mesmo que essas empresas específicas já tenham deixado de agir, o golpe pode continuar e o consumidor deve se precaver; nunca preencha cadastros que peçam endereço e CPF sem antes checar os dados da empresa.

A Pro Teste verificou também que há lojas virtuais que começam atendendo bem para ganhar avaliações positivas de clientes; depois, passam a não entregar os produtos e saem do ar.
 

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