Tailândia mantém censura ao site YouTube

da Efe, em Bangcoc

O Governo tailandês manteve nesta sexta-feira o bloqueio de acesso ao site YouTube, depois da retirada de um vídeo que zombava do rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej e do aparecimento no mesmo portal de dois novos vídeos das mesmas características.

A decisão do Governo de bloquear o acesso ao YouTube foi adotada na quarta-feira passada, depois que a Google - proprietária do site - negou-se a retirar o primeiro vídeo sobre o monarca. "Este grupo de pessoas encontrou outro lugar de saída e cometeu outra ação que ofende muito o rei", disse oporta-voz do Ministério da Informação tailandês, Vissanu Meeyoo. As novas imagens apareceram no mesmo site cerca de uma hora depois da retirada do primeiro vídeo.

Um dos vídeos, assinado por alguém que se identifica como "Nawitus" e intitulado "Bhumibol 2", faz uma caricatura do soberano tailandês ao mesmo tempo em que toca a música dos episódios do show cômico de TV "Benny Hill", da rede britânica BBC. Este novo vídeo dura cerca de 30 segundos, e está acompanhado do lema "Longa vida à liberdade de expressão".
O surgimento dessas imagens irritou o Governo tailandês, que, através de seu ministro da Informação, Sittichai Pookaiyaudom, advertiu que continuará bloqueando o YouTube enquanto continuar as ofensas ao monarca.

Além do YouTube, a polícia começou há várias semanas a bloquear o acesso a outros sites usados para criticar o governo por parte de grupos opostos aos militares que, em setembro, depuseram ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

Desde o golpe de Estado, os meios de comunicação impressos e audiovisuais estão submetidos a uma estrita censura. A Aliança da Imprensa do Sudeste Asiático criticou na quinta-feira a decisão do Governo de bloquear o acesso ao YouTube.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home