Google planeja YouTube da astronomia

SÃO PAULO - O Google iniciou um projeto para filmar o Universo e promete criar um serviço na internet com imagens do cosmos.

O projeto, conduzido em parceria com 19 universidades e laboratórios no mundo, vai publicar imagens de todo espectro do Universo que pode ser visto da Terra. O programa é apelidado de “YouTube do Universo” entre os parceiros do projeto.

O programa prevê a instalação de um telescópio especial na colina de Pachón, no Chile, para captar imagens. A região chilena é um dos melhores pontos no mundo para captar este tipo de imagem. O telescópio será equipado com uma câmera digital de 3 bilhões de pixel e deve gerar 30 mil GB de imagens todas as noites.

Chamado de Large Synoptic Survey Telescope (LSST), o sistema deve permitir observar o deslocamento de cometas e asteróides, bem como observar as transformações de matéria no Universo.

Para cientistas do departamento de Astronomia da Universidade de Washington, mais do que uma ferramenta de entretenimento, o sistema permitirá visualizar detalhes do Universo ainda desconhecidos pela ciência e, entre outras coisas, detectar deslocamentos de asteróides em rota de colisão com a Terra, uma ameaça remota, porém real, à vida no planeta.

Não há data prevista para o início do serviço. O próprio telescópio com câmera digital pode levar anos para ser finalizado.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home