Moedas virtuais servem à lavagem de dinheiro

PEQUIM - O banco central da China está de olho em uma popular moeda virtual chamada de "Q-coin".

Alguns especialistas acreditam que pode ser uma ameaça ao iuan, informou a agência de notícias Xinhua na sexta-feira.

A moeda é emitida pela operadora de Internet Tencent, para usuários do QQ, uma sistema de bate-papo online que tem cerca de 220 milhões de usuários.

A "Q-coin" pode ser comprada com cartões de bancos, cartões telefônicos ou cartões QQ a uma taxa oficial de troca de um iuan (12,5 centavos de dólar) e tinha como objetivo original ser usada para compra de serviços incluindo cartões virtuais, créditos em jogos online do QQ e software antivírus.

"Mas muitas pessoas começaram a usar a 'Q-coin' ao fazer negócios entre elas, e na compra de serviços ofertados em outros sites", segundo a agência Xinhua.

Alguns especialistas estão preocupados com a possibilidade da conversão entre a "Q-coin" e o iuan, se não controlada, levar a consequências ruins para a economia. Mas um representante do banco central da China descarta a idéia.

"Não creio que a 'Q-coin' esteja ameaçando o iuan, mas de qualquer forma o banco central começou a estudar o assunto", disse Li Chao, porta-voz do Banco Popular da China.

"Vamos investigar o dinheiro virtual para ver se ele é usado para lavagem de dinheiro", acrescentou Chao à agência Xinhua.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home