Feira de eletrônicos abre nesta quinta em Berlim

A feira mais antiga de bens eletrônicos de consumo abre as portas nesta quinta-feira em Berlim para colocar em destaque um setor transbordando de confiança, à medida que cresce a demanda por TVs de tela plana, players de MP3 e telefones. Trata-se da IFA, que passa a ser anual, depois de existir por décadas como evento bienal e funcionar como palco para o lançamento de muitas inovações, como o DVD, em 1995.

Na atual edição, que vai de 31 de agosto a 5 de setembro, o foco provavelmente ficará nos produtos comprovados, em lugar de novas invenções. A expectativa é de que receba 250 mil visitantes e mais de mil expositores, de 40 países. Na feira em si, o setor de varejo adquire produtos em valor de até 2,5 bilhões de euros (US$ 3,21 bilhões).

A guerra de formatos para os DVDs de nova geração continua em curso ¿ e pode prejudicar o crescimento mais amplo do setor ao causar confusão entre os consumidores e fazer com que adiem suas compras ¿, enquanto os fabricantes de celulares lutam para romper o domínio do iPod, da Apple, integrando players de música aos aparelhos que produzem.

"O setor continuará no caminho para a convergência digital, mas não espero que surjam produtos novos importantes", disse Jurgen Smit, gerente de vendas do grupo holandês de varejo de eletrônicos Polectro.

A IFA tornou-se um evento anual, porque 24 meses é tempo demais para um ramo de ritmo rápido, em que os produtos muitas vezes ficam obsoletos menos de dois anos depois de concebidos. "A decisão de realizar a IFA anualmente aumentou seu prestígio internacional", disse Christian Goeke, vice-presidente de operações do pavilhão de feiras de Berlim.

Contudo, dada a realização da Consumer Electronics Show, em Las Vegas, sempre em janeiro, nem todo mundo está satisfeito com a existência de dois eventos de eletrônica separados por apenas quatro meses. "Do ponto de vista da carga de trabalho, acho um exagero. Mas acredito que uma plataforma nesse mercado veloz e enérgico seja essencial", disse à Reuters Hans Kleis, presidente da Sharp na Europa.
  Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home