PF prende 53 suspeitos de desvio de dinheiro pela internet


da Folha Online

Uma operação da Polícia Federal prendeu, até a noite desta quarta-feira, 53 suspeitos de serem integrantes de uma quadrilha que desviava dinheiro de contas bancárias usando a internet. Cinqüenta e uma detenções foram na cidade de Imperatriz, no Maranhão, e outras duas foram em São Luiz. Segundo a polícia, a maioria dos golpes era aplicado na região.

De acordo com a investigação, que começou em dezembro de 2004, os supostos integrantes da quadrilha utilizavam programas do tipo "Spyware" para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos, principalmente da Caixa Econômica Federal.

As vítimas do golpe recebiam e-mails falsos da Receita Federal e do Serasa (empresa especializada em análise de crédito) dizendo que estavam em situação irregular. Bastava clicar nos links das mensagens para que os programas espiões fossem instalados nos computadores. Também eram usados e-mails falsos do site de relacionamentos Orkut. Por meio de sites espelhos, iguais aos sites dos bancos, os usuários eram enganados.

Com os dados bancários, eles faziam transferências de dinheiro para a conta de "laranjas", compravam produtos na internet, faziam recarga de celulares pré-pagos e pagamentos de boletos bancários.

A operação foi batizada de Galáticos, a mesma forma como os investigados se denominavam, uma referência ao apelido dos jogadores do time de futebol do Real Madri, na Espanha.

O esquema também contava com a participação de empresas da cidade de Imperatriz, que recebiam parte dos valores desviados através da emissão de boletos bancários fraudulentos do sistema de pagamento online.

Os presos durante a operação serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, interceptação telemática ilegal e lavagem de dinheiro. A operação contou com um total de 400 policiais federais.
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home