Copa do Mundo "renova" antigos golpes virtuais

da Folha Online

Com a aproximação da Copa do Mundo, os internautas devem ficar ainda mais atentos a e-mails que sugerem downloads de arquivos ou visitas a sites. Isso porque piratas virtuais criaram
novas fraudes envolvendo o tema e também passaram a usar o evento global para "renovar" golpes antigos.

Nesta última categoria entra o e-mail fraudulento da Embratel, que circula há diversos meses sugerindo um link com falsas informações sobre pendências financeiras. Em sua versão atualizada --que segundo a empresa de segurança McAfee contém o código malicioso Downloader.Y--, a mensagem ganhou um banner da Copa do Mundo.

Com a empolgação da ocasião, é provável que os usuários fiquem ainda mais vulneráveis ao phishing scam --estes golpes sugerem links que, quando clicados, baixam softwares espiões nos PCs. O objetivo das pessoas mal-intencionadas é roubar informações para realizar transações financeiras não-autorizadas.

"Em ano de Copa, é preciso triplicar a atenção com as mensagens", afirma Patrícia Ammirabile, analista de segurança da McAfee. Assim como acontece no caso da Embratel, a especialista lembra que piratas usam com freqüência o nome de empresas conhecidas como isca para os usuários.

Segundo Ammirabile, as empresas não pedem os dados pessoais de seus clientes via e-mail. Em caso de dúvida, os usuários devem sempre entrar em contato com o suposto remetente antes de abrir a mensagem (
clique aqui para ver outras dicas).
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home