Religiosos usam tecnologia para levar palavra a fiéis

da Folha Online

Na era da informação, os religiosos encontram na internet, nas mensagens de telefones celulares e podcasts os novos caminhos para divulgar a palavra de Deus.

Neste final de semana, por exemplo, o pastor californiano Ken Baugh contra-atacou a estréia do filme "O Código da Vinci" distribuindo entradas de graça.

Os ingressos eram acompanhados de um convite para tomar café na cafeteria Starbucks, ao final do filme, e também distribuíam 325 iPods de presente, com seus sermões rebatendo os argumentos do livro de Dan Brown.

Em vez de atacar o filme que questiona as origens e o desenvolvimento teológico do Cristianismo, Baugh prefere a discussão. Para isso, utiliza armas modernas que promovem o diálogo entre os não-convertidos sem ter de levá-los à igreja, lugar que --segundo uma pesquisa recente-- só 17% dos paroquianos consideram essencial.

Embora alguns considerem os argumentos exagerados, Baugh não é o primeiro que tanta levar a mensagem de Deus por outros formatos. Nos EUA, as formas de conquistar fiéis são as mais variadas.

O último evento E3, a maior convenção do entretenimento eletrônico, marcou o lançamento do jogo Left Behind: Eternal Forces, uma luta contra o anticristo em um mundo pós-apocalíptico onde os aliados são os anjos e é preciso ler partes das Sagradas Escrituras.

Com o tema "Você falou com Deus hoje?", a empresa FaithMobile oferece um serviço que, com o pagamento de US$ 5,99 mensais, os clientes podem receber mensagens bíblicas, proteção de tela, fotos e imagens em seus telefones celulares.

As opções para toca-MP3 são variadas, com muitos sermões disponíveis na internet para que cada um escute em seu tocador digital.

Algumas congregações recorrem inclusive ao sexo --uma importante arma de marketing-- para conseguir paroquianos, com campanhas como
www.mylamesexlife.com, da igreja de Granger, em Indiana.

Parte do movimento
WiredChurches.com, esta comunidade teve aumento de 70% no número de paroquianos com sermões como "O melhor sexo de sua vida", um dos muitos que podem escolhidos no serviço "encontrando Deus no seu iPod".

As inovações despertam dúvidas e uma variedade de estudos teológicos, como o "E-vangélicos, Conectando-se com a Geração na Rede" ou "Vendendo a Igreja: Os Perigos da Promoção Eclesiástica", que expõem os riscos de transformar a fé em mais um objeto de consumo.

No entanto, a propagação eletrônica da palavra de Deus é um fato e 60% das igrejas protestantes nos EUA têm página na internet.

Além disso, há também grupos de oração como
www.worldprayerteam.com, nos quais as preces personalizadas cruzam fronteiras para pedir pela saúde de um paciente com câncer e o fim da violência entre vizinhos, por exemplo.

Como confirma a empresa de publicidade cristã "Holy Cow Creative", o objetivo é ter a chance de ser moderno, transgressor, relevante e tirar o peso que sempre acompanha a palavra "sermão", mesmo fora das igrejas.

 
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home