Celular gera tensão entre vida profissional e familiar

A disponibilidade permanente que celulares e pagers criaram na vida das pessoas pode ter um custo para a vida familiar, sugere um novo estudo. A pesquisa, que acompanhou mais de 1,3 mil adultos por mais de dois anos, concluiu que aqueles que usaram celulares e pagers de modo consistente no período do estudo passaram a ter maior probabilidade de verem sua vida profissional interferir na vida doméstica. Com isso, eles passaram a ter menos satisfação com a vida familiar.

A interferência significa essencialmente que a distinção entre trabalho e vida doméstica começa a se perder. A vida profissional pode invadir o lar -quando um pai atende telefonemas de trabalho em casa, por exemplo -, e questões domésticas também começam a ocupar o tempo de trabalho.

Sobre a segunda hipótese, um filho pode ligar para a mãe no trabalho não para contar que teve nota ótima na prova de inglês mas sim para avisar que "o microondas explodiu", explicou Noelle Chesley, autora do estudo e professora assistente de sociologia na University of Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos.

O problema quanto a celulares e pagers parece ser que eles permitem interferência cada vez maior entre o trabalho e a vida doméstica, de acordo com o estudo de Chesley, publicado pelo Journal of Marriage and Family. Isso pode ser especialmente aplicável ao caso das mulheres que trabalham, constatou o estudo.

Entre os homens, o uso consistente de celulares e pagers pareceu permitir que mais questões de trabalho invadissem a vida doméstica, mas no caso das mulheres a interferência ocorre em ambas as direções - estar "conectada" significa que o trabalho interfere na vida doméstica e a vida doméstica interfere no trabalho.

E as pessoas que sentiram maior incidência de interferência negativa - do tipo microondas explosivos - tendem a demonstrar menos satisfação com sua vida familiar. Isso implica, disse Chesley, que os celulares e pagers possam estar abrindo caminho para mais estresse na relação entre membros de uma família, em lugar de exercerem uma influência positiva.

Chesley disse que pode haver maneiras de restringir a interferência. Os empregadores poderiam estudar suas normas quanto a contato com funcionários depois do expediente, garantindo que sejam razoáveis. Os trabalhadores também podem desligar seus celulares e pagers nos períodos reservados à família, disse.
  Reuters

 

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home