Comércio eletrônico cresce 42,8% no Brasil em 2005


O comércio eletrônico no país fechou 2005 com faturamento acima de R$ 2,5 bilhões, 42,8% acima do registrado no ano anterior, segundo levantamento da e-Bit, empresa de pesquisa de varejo online. Apesar do bom resultado, o desempenho ficou um pouco abaixo do verificado em 2004, quando o crescimento foi de 47% ante 2003.

No Natal de 2005, período que abrange no levantamento da e-Bit de 15 de novembro a 23 de dezembro, o varejo eletrônico do país teve vendas de R$ 458 milhões, expansão de 61%. "A princípio, esperava-se um faturamento (no Natal) de R$ 420 milhões, porém os resultados da pesquisa mostraram um crescimento quase 10% maior que a expectativa da e-Bit", informou a companhia de pesquisa em comunicado.

A e-bit, que compila dados de 450 lojas online do país em parceria com a PricewaterhouseCoopers, esperava que o setor encerrasse o ano passado com faturamento de R$ 2,3 bilhões, puxado principalmente por um maior número de internautas que sentem confiança nas compras pela Web.

Dados que incluem base de clientes e valor médio das compras pela Internet realizadas no ano passado devem ser concluídos até o final deste mês, informou a e-Bit. Até o primeiro semestre de 2005, o número de clientes de sites de varejo havia crescido 43%, na comparação com o mesmo período de 2004, para 4 milhões. Desse total, 20% são pessoas que usaram a Web para fazer compras pela primeira vez.

Entre os itens mais vendidos no Natal, CDs e DVDs lideraram, com 19% de participação, seguidos por livros e revistas e eletrônicos, com 16%. Os produtos dessa última categoria foram destaque do final do ano passado, ao crescerem nove pontos percentuais ante participação de 7% em 2004.

Reuters

 
 

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