Tentativas de fraudes virtuais crescem 579% em 2005

da Folha Online

As tentativas de fraudes virtuais registradas no Brasil em 2005 aumentaram 579% em relação ao ano anterior, segundo informações do Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet).

No ano passado, quando o centro recebeu 68 mil notificações sobre incidentes, 27.292 (ou 40%) referiam-se a tentativas de fraudes virtuais. Já em 2004, elas responderam por apenas 4.015 dos 75.722 problemas reportados (5,3% do total).

"É importante ressaltar que nem todas as notificações de fraudes se referem a incidentes que realmente ocorreram. Muitas vezes são reportadas apenas tentativas", afirma Klaus Steding-Jessen, analista do Cert.br.

Mundo

Nesta mesma linha, um estudo global da empresa britânica de segurança Sophos indica que, em 2005, os programas que repassam dados de micros infectados a pessoas mal-intencionadas (pragas conhecidas como cavalos de tróia) responderam por 62% das infecções.

Geralmente, os piratas virtuais conseguem instalar estes códigos maliciosos nos computadores das vítimas utilizando uma estratégia conhecida como phishing scam. Com ela, um e-mail sugere que a vítima clique em um link, abra um anexo ou visite um site malicioso. Quando o internauta segue a sugestão, baixa involuntariamente em seu micro o software que rouba informações.

Queda

Entre 2004 e 2005, o número de notificações caiu cerca de 10% (de 75.722 para 68 mil). Segundo o Cert.br, a queda se deve principalmente à diminuição no número de notificações de casos de worms (programas capazes de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador).

"É provável que as notificações tenham diminuído devido à sobrecarga de trabalho dos administradores em conjunto com a visão de que este tipo de incidente se tornou corriqueiro, embora este tipo de ataque continue sendo um problema", disse Steding-Jessen.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home