Romenos são presos por golpe sofisticado no eBay


Três romenos foram presos na sexta-feira em Londres acusados de participarem de um esquema mundial de fraude promovido através do sistema de leilões online do eBay. O golpe rendeu pelo menos 300 mil libras (US$ 535 mil) aos fraudadores, informaram autoridades.

Cerca de 3 mil vítimas de lugares como Estados Unidos e Coréia do Sul foram enganados pelo trio na fraude eletrônica que envolveu chefes do crime organizado na Romênia e que deve continuar operante, segundo a polícia britânica.

O juiz Duncan Matheson condenou Nicolae Cretanu, 30, a 3 anos e meio de prisão. A esposa de Nicolae, Adriana Cretanu, 23, e seu cúmplice George Titar, 26, foram sentenciados a 30 meses de prisão cada. "Esta foi uma fraude importante e sofisticada", disse Matheson aos romenos durante a leitura da sentença. "Explorou uma falha no sistema do eBay."

Entre 2003 e 2005, os três desempenharam um papel importante na fraude que promovia leilões falsos de produtos desde motocicletas a itens militares. Os interessados que tentavam comprar os produtos eram contatados e informados que seus lances não foram bem sucedidos.

O grupo oferecia então uma segunda chance às vítimas decepcionadas para comprarem itens similares fora do sistema do eBay, que tem alguns recursos de segurança. Com uma série de documentos falsos e usando números de passaportes belgas falsificados, os romenos fizeram centenas de coletas de dinheiro por meio do serviço de transferência da Western Union em Londres.

O grupo manteve cerca de 30% do dinheiro roubado, o restante foi passado a chefes de quadrilhas na Romênia. Autoridades acreditam que o esquema pode continuar operando por outras pessoas que não foram presas e condenadas. Fontes na polícia britânica esperam que o valor total roubado seja maior. "As 300 mil libras referem-se ao valor que conseguimos rastrear facilmente, mas o montante real deve ser bem maior", disse um policial.
 

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home