Venda de chips tem forte alta antes do Natal


A venda mundial de semicondutores teve forte alta antes da temporada de compras do final de ano, impulsionada pela crescente demanda por celulares, computadores e dispositivos eletrônicos, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

A receita mundial em setembro subiu 5,6% frente ao ano anterior, para US$ 19,6 bilhões. As receitas foram 5,2% maiores que as registradas em agosto, segundo a Associação Mundial de Estatísticas de Comércio de Semicondutores (WSTS, na sigla em inglês). "Os líderes do mercado foram o computador, o segmento de telecomunicações com os celulares e produtos digitais, já que o Natal este ano será dominado por aparelhos como tocadores de MP3, TVs digitais e gravadores de DVD", disse o vice-presidente da WSTS para a Europa, Patrice Vaslot.

Analistas do banco de investimentos J.P. Morgan disseram que o faturamento das empresas de chips em setembro revelou que o aumento das vendas que acontece após o verão no Hemisfério Norte foi antecipado. Isso coloca a indústria a caminho de crescimento de pelo menos 8% em 2005 ante o ano recorde de 2004, quando as receitas saltaram 28% para US$ 213 bilhões.

"Se tivermos sazonalidade normal a partir deste ponto, resultará em alta de perto de 9% nas receitas", disseram em nota os analistas Uche Orji e Jeroen Bos, em Londres.

O mercado mundial de chip cresceu 6,1% no ano até setembro, mostraram os números da WSTS. Na semana passada, a WSTS previu aumento de 6,6% nas receitas este ano.

Tanto analistas quanto executivos da indústria alertaram que o volume de venda de chips em setembro antecipa a forte demanda aguardada para o final do ano. Esse movimento pegou de surpresa alguns dos grandes fornecedores, como Intel e Texas, respectivamente 1ª e 3ª empresas do setor. Elas divulgaram limitações na produção e nos estoques, sinalizando que talvez não possam atender à demanda no quarto trimestre.
  Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home