Robô japonês fala português em feira de SC

Na Futurecom, feira de telecomunicações que se realiza esta semana em Florianópolis, o PaPeRo, um robô japonês com carinha simpática, está chamando a atenção. Cinco modelos do robozinho, que tem 38 centímetros e pouco mais de seis quilos estão na feira, e dois deles foram programados para falar em português.

Como foi necessária uma adaptação aos fonemas japoneses, as perguntas e respostas estão pré-gravadas. O modelo japonês original é capaz de formar suas próprias frases a partir de um vocabulário de mais de 500 palavras. Ele pode ser usado para fazer companhia a crianças ou idosos e também como como vigia da casa.

O PaPeRo tem câmeras no lugar dos olhos e capacidade limitada de reconhecimento visual (pode ler cartas escritas à mão) e de voz. Ele também liga e desliga a TV via infravermelho e tem capacidade de comunicação via celular. Quando solicitado, pode seguir alguém e, em março deste ano, foi anunciado como um "robô-babá" no Japão, sugerindo que poderia ser uma companhia para crianças cujos pais trabalham fora ou pessoas idosas que não querem ou não podem ficar sozinhas.

terra

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home