Microsoft quer ultrapassar o Google, diz Gates


O trabalho da Microsoft no desenvolvimento de tecnologia para buscas online está sendo subestimado e a companhia tem a ambição de ser maior que o Google no setor. A afirmação foi feita por Bill Gates, dono da gigante do software, em entrevista exclusiva à BBC nesta quinta-feira.
 
  • Futuro dos jornais é na Web, prevê Gates
  • Fundador da Microsoft queria ser médico

    Segundo o dono da Microsoft, a competição tem sido, no final das contas, boa para os usuários da internet, porque pressiona pelo desenvolvimento tecnológico. Isso significa, segundo ele, que os mecanismos de buscas serão "muito melhores" no prazo de um ano.

    As perspectivas para a próxima década são ainda melhores, disse Gates, com muito mais avanços à vista em tecnologias de softwares. "A beleza do software é que estamos sempre trazendo novidades. Teremos mais nos próximos dez anos do que tivemos nos últimos 30", disse ele.

    Gates disse ver a força da Microsoft baseada em seu mecanismo de buscas, mas também nos softwares para prover a ligação entre diversos mecanismos para que as pessoas possam ter mais poder sobre conteúdo que obtém na internet. "Estamos na melhor posição que já tivemos", disse.

    Apesar da confiança, o homem mais rico do mundo enfatiza que o Google não é a única ameaça que sua companhia enfrenta no curto prazo. Para ele, a Microsoft enfrenta competição em todas as áreas, de empresas como Nokia, Sony e Apple, mas Gates diz que isso é algo a que a companhia se acostumou.

    Música digital

    Ele admitiu que a Apple conseguiu a maior parcela do mercado da música digital com o sucesso do iPod e do iTunes e disse que gostaria que a Microsoft e seus parceiros tivessem uma parcela maior do mercado. Mas ele afirmou que, na maior parte das vezes, a Microsoft não se interessa em fabricar equipamentos. "Nosso sucesso é muito maior do que o deles da Apple. Eles estão aprendendo conosco a cada passo e nós estamos aprendendo com eles", disse.

    Apesar de ter dedicado o trabalho de toda a sua vida para o desenvolvimento de softwares, Gates disse que os PCs de hoje ainda não são os PCs com que ele sonhava há 30 anos e que esse é o desafio que ele continuará a perseguir. "Não é tão simples, nem tão barato, nem tão poderoso como eu achava que íamos conseguir, então agora eu tenho que chegar e trabalhar com pessoas inteligentes para fazer isso acontecer. É a maior diversão que eu posso imaginar", disse.

    "Os computadores podem fazer muitas coisas, mas ainda não podemos falar com eles, e esta é uma das coisas que vamos ter nessa década", prevê Gates.

    Compartilhamento de conteúdo

    Com a popularização das conexões de banda larga, Gates diz que ainda vê os PCs como o meio pelo qual as pessoas podem organizar e compartilhar seu conteúdo digital, como fotos e música. Ele vê o papel da Microsoft como crítico em ajudar a mudar o estilo de vida das pessoas em suas casas, fazendo por exemplo "memórias digitais" mais acessíveis.

    A área do entretenimento está se tornando uma área cada vez mais importante para a Microsoft também e para todas as outras empresas de tecnologia. "A TV será redefinida para que os programas sejam o que você quer que eles sejam. Eles podem ser personalizados. Quando você vê as notícias elas serão sobre os assuntos que lhe interessam", disse.

    Olhando para o futuro, a estratégia que a Microsoft está adotando para permanecer como um ator importante se baseia no trabalho que está sendo feito em seus laboratórios de pesquisa global. "Estamos mais fortes do que nunca, porque temos um laboratório de pesquisas em Cambridge, um na China e um na Índia, e é meles onde os maiores problemas na ciência dos computadores serão resolvidos."
      BBC Brasil

  •  
     
     

    Arquivo de Notícias>> clic

    mais noticias... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home