Japoneses mostram nova versão de traje biônico
 


Um professor do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Informação da Universidade de Tsukuba, no Japão, está desenvolvendo um traje biônico capaz de garantir a força e a mobilidade de pessoas idosas. O Hybrid Assistive Limb ("membro assistente híbrido", em tradução livre) foi apresentado no final de junho, em Tóquio, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Saiba como funciona o traje Veja imagens do traje-robô

O aparato, digno dos filmes de ficção científica, já está sendo desenvolvido há bastante tempo. A versão apresentada em junho é, aparentemente, a quinta versão: HAL 5. Yoshiyuki Sankai testou o traje cibernético com o auxílio de um estudante de graduação. Mas o propósito, inicialmente, é ajudar pessoas de idade nas tarefas do dia a dia. O HAL 5 é capaz de dobrar a força do usuário.

Interesse comercial

Branco e parecido com trajes de jogadores de futebol americano futurísticos, o HAL 5 vem despertando o interesse das empresas há pelo menos dois anos. Pelo menos 30 companhias do Japão já manifestaram interesse em comercializar a invenção do profsssor Sankai.

O traje-robô é composto por uma espécie de mochila equipada com um computador capaz de gerenciar articulações motorizadas. A partir de sinais elétricos emitidos pelos próprios músculos dos usuários, o equipamento movimenta braços e pernas.

Com o HAL 5, uma pessoa é capaz de caminhar a pelo menos 4 km/h com movimentos naturais. Os primeiros protótipos devem ser testados em asilos e hospitais, e uma versão comercial sairia por pelo menos um milhão de ienes, o equivalente a R$ 20 mil.
 
Terra

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home