Beltrano diversifica negócios com rede de relacionamentos

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Aqueles que acompanharam o desenvolvimento das redes de relacionamento -- tipo de site que tem o Orkut como representante mais conhecido-- já ouviram diversos boatos sobre essas ferramentas. Venda de banco de dados e cobrança pelo uso dos serviços estavam entre os rumores, mas fato é que nada disso aconteceu.

É possível que os boatos tenham como base a estrutura do Orkut que, aparentemente, não lucra com seu sucesso. Na contramão dessa filosofia, o site brasileiro de relacionamento Beltrano trabalha no desenvolvimento de um modelo de negócios para tirar proveito comercial da ferramenta.

"Os usuários de sites de relacionamento têm referências dos outros internautas e, por isso, a aproximação entre eles é mais fácil. Queremos aproveitar esse tipo de característica da página para criar novas estratégias de negócio", afirma Paulo Loeb, diretor do Beltrano.

Hoje a página fatura com anúncios que, em muitos casos, fogem dos tradicionais banners. "A publicidade nos dá oxigênio para que possamos pensar em outras alternativas. Ela é importante, mas não queremos depender apenas dela para sempre", diz.

O executivo não divulga detalhes sobre os próximos passos da empresa, ainda em desenvolvimento, mas descarta a cobrança pelo serviço atualmente gratuito. As novidades devem explorar ao máximo as possibilidades do site: um espaço que reúne pessoas com interesses parecidos, dispostas a se relacionar e trocar informações.

Patrocínio

O Beltrano --desenvolvido por funcionários da página de quizzes (testes) Fulano-- entrou no ar em dezembro de 2004 e conta hoje com 1,3 milhão de usuários. Ao contrário do Orkut, que não tem anunciantes, o site brasileiro criou estratégias para lucrar com a publicidade. A previsão de faturmento para 2005 fica na casa dos R$ 2 milhões (80% do total para o Beltrano e 20% para o Fulano).

Entre essas estratégias estão as comunidades patrocinadas, como a da marca esportiva Adidas. O grupo funciona como uma comunidade normal; a única diferença observada pelos usuários é um espaço onde a empresa pode divulgar seus produtos e promoções.

O atrativo para as empresas, por outro lado, está no fato de passar a mensagem diretamente para seu público-alvo. Além disso, a comunidade é a primeira a aparecer quando o internauta faz uma busca com seu nome (Adidas, por exemplo). O patrocínio custa entre R$ 5 mil e R$ 10 mil e pode ser feito por um período mínimo de três meses.


 

 
 

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