"Confessionários" espalham segredos pela Internet
 


A idéia de revelar intimidades na internet ganhou muitas formas, entre elas os blogs e os fóruns de discussão. Agora, um novo tipo de site, chamado de "confessionário" é um lugar seguro para dizer segredos sob o anonimato e sem medo de cair no ridículo ou de eventuais punições. Um dos sites mais populares, o www.grouphug.us, garante "segredo completo". De fato, cada usuário é identificado com um número em vez de seu nome real.

A idéia do portal, criado por Gabriel Jeffrey e Adam Bregenzer em 2003 e atualmente com 195 mil confissões em arquivo, é que "qualquer pessoa pode confessar qualquer coisa" e aliviar sua consciência. O mórbido e o voyeurismo são alguns dos principais atrativos desses sites, que reúnem uma imensa variedade de temas e graus de obscenidade de confissões, pecados e segredos.

O sucesso é tanto que três desses portais já viraram livros. "Sou uma menina. Estou apaixonada por uma menina. Ela é a pessoa mais maravilhosa do mundo e eu gosto dela. Isso é pecado?", diz uma "confessa" do grouphug.us. O site chegou a ser tão bem-sucedido que seus criadores fizeram um livro com as melhores confissões, como também fez outro portal, o www.notproud.com, que estreou no ciberespaço em 2000 e reuniu as 250 melhores confissões em um volume, dividido em capítulos referentes aos sete pecados capitais.

Nesses sites, podem ser lidas barbaridades do tipo: "Meu orgulho de médico me levou fazer um diagnóstico errado de um paciente, que como resultado ficou cego", ou "sempre espero minha namorada ir ao banheiro para roubar dinheiro da bolsa dela. Ela nunca se dá conta". Os criadores do notproud.com, Scott Huot e GW Brazier, dizem que têm curiosidade em conhecer as intimidades do "outro".

"Na sociedade permissiva de hoje, onde as noções de pecado não estão ditadas apenas pela religião, o que as pessoas consideram tabu no século XXI?", pergunta Brazier. Enquanto isso, Huot diz estar surpreso com a popularidade do site. "Parece que todo mundo tem um segredo e gosta disso. É certo que para alguns este site existe apenas como um fenômeno do voyeurismo, como num acidente na estrada em que as pessoas reduzem a velocidade do carro com a esperança de ver algo grotesco", disse.

Para outras pessoas, estes sites "contribuem para aliviar cargas, seja através da confissão própria ou da identificação com as confissões de outros", disse Huot. Outro atrativo é que os confessadores podem ter certeza de que não serão julgados ou levados ao ridículo, embora portais como o www.dailyconfession.com ofereçam a oportunidade dos usuários comentarem seus "pecados".

Ajuda

Os criadores do site também publicarão um livro e se preparam para o lançamento de um programa de televisão. Ao contrário dos concorrentes, o dailyconfession.com lucra com publicidade e adverte que "se a confissão for de natureza séria", a pessoa "precisa de ajuda", indicando a ela uma lista de organizações que podem ser procuradas.

Na lista, estão desde o FBI até organizações de ajuda contra o suicídio, a dependência química e a violência doméstica. E para quem quer fazer confissões de forma original e artística, o site www.postsecret.blogspot.com oferece um serviço no qual o internauta pode enviar pelo correio, de forma anônima, um postal feito à mão contando seu segredo através de um desenho, de colagem ou de fotografia, desde que acompanhados de um texto.
 EFE

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home