Falha no Orkut permite destruição de comunidades

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Os usuários do Orkut --já acostumados com mensagens de erros e problemas de navegação-- se depararam recentemente com uma falha classificada por alguns internautas como a pior já apresentada pela ferramenta. Esse problema disponibilizou nas comunidades o link "become a moderator" (no lugar do nome do proprietário) e permitiu que usuários roubassem o status de moderador dos grupos.

Criou-se então uma guerra virtual --cheia de acusações trocadas via scrap-- entre aqueles que roubaram as comunidades e os usuários que as querem de volta. Aparentemente, a falha foi consertada pelo Orkut, que diz estar "trabalhando arduamente para a solução do problema identificado na última sexta-feira".

Alguns internautas se aproveitaram da brecha para deletar grupos --de acordo com torcedores, isso aconteceu com o "Corinthians" (66,5 mil membros) e "Corinthianos --Imprensa Limpa" (486 membros), que não podem mais ser acessados.

O estudante de ciência da computação Raphael Canguçu, 20, usou a brecha para tornar-se dono de cerca de cem comunidades e foi ameaçado por isso. Um internauta que dizia ser de uma comunidade do São Paulo (time de futebol) ligou para sua casa e afirmou que a torcida iria bater no novo moderador. "Fiquei assustado e devolvi a comunidade. Sou muito mais minha integridade física do que um grupo do Orkut", diz.

Canguçu já devolveu cerca de 30 comunidades e afirma que repassará todas para seus donos originais. "Não vou deletá-las, mas só pretendo devolvê-las depois de fazer um marketing pessoal." Ao que tudo indica, o internauta conseguiu atingir esse objetivo: seu scrapbook está cheio, e os usuários lotaram sua caixa de e-mail com dúvidas e reclamações.

Do bem

Muitos dos que se apoderaram das comunidades durante o final de semana não tinham o objetivo de destruí-las, mas sim devolvê-las aos donos originais. "Decidi pegar o máximo de comunidades vulneráveis para salvá-las de pessoas com más intenções", afirma o internauta de nome fictício Angellus Lestat, que tornou-se moderador de dezenas delas.

Depois de explicar o bug diversas vezes em sua página, Angellus passou a devolver os grupos para seus donos originais. Conforme os internautas entenderam suas intenções, as mensagens mudaram de "como simplesmente pega a comunidade sem pedir???" e "devolve as comunidades" para "achei muito legal tua atitude" e outros agradecimentos.

Por causa de suas ações, Angellus também recebeu pedidos de ajuda. "Estou em uma comunidade muito grande, mas a moderadora é muito chata e autoritária. Ela apaga tópicos enormes só porque falam algo que ela não goste. Se não for pedir demais, tenta pegar a comunidade para você", diz um internauta insatisfeito com o excesso de regras do "Evanescence Brazil" (24,2 mil membros).

Assim como Angellus, muitos internautas que se apoderaram das comunidades para devolvê-las tiveram de agüentar reclamações e ameaças. "Esse bug tá dando muito trabalho pra gente, não tô mais agüentando a pressão", afirmou em um scrap André Marques, que diz já estar devolvendo os grupos para os moderadores originais.
 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home