Epilepsia: saiba mais sobre a síndrome

No filme Hora de Voltar, Pam, personagem vivido pela atriz Natalie Portman, sofre de epilepsia. Portadora da síndrome desde criança, Pam tenta levar uma vida normal. Esbarra, porém, na discriminação - cultivada pela crendice popular. Por muito tempo, os ataques convulsivos - sintoma clássico do transtorno - foram confundidos com distúrbios psíquicos e até mesmo com "manifestações de espíritos diábolicos".

O desconhecimento perpetuou o preconceito também na vida real, mas a epilepsia é bem mais freqüente e comum do que podemos imaginar. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 100 milhões de pessoas ainda experimentarão alguma crise epilética até sua morte. Em termos percentuais, estima-se que duas em cada 100 pessoas são epiléticas.

Mas afinal, o que é a epilepsia?

Ao contrário do que se pensa, epilepsia não é uma doença. Descoberta em 1873 por um neurologista inglês chamado Jackson, trata-se de uma síndrome desencandeada por um transtorno neurológico provocado por um aumento descontrolado da atividade elétrica no cérebro. É esta disfunção que causa as chamadas crises epiléticas, comumente representadas por ataques convulsivos, nos quais o paciente, sem consciência, cai e começa a se debater em movimentos rítmicos e repetitivos.

O diagnóstico clínico de epilepsia é simples, porém, só é feito se houver a recorrência espontânea dessas crises. A condição é posta porque muitos ataques epiléticos podem ser precipitados pelo uso de drogas e de álcool, ou serem até sintomas de outra doenças. E aí a falta de informação é mais uma vez um inimigo.

"Epilepsia não tem uma só causa específica. São várias as causas que podem levar à recorrência das crises em uma pessoa. Na população infantil, a febre é uma delas, para dar um exemplo. Crianças com febre podem ter a convulsão febril, que não é característico da epilepsia", explica o professor de neurologia da Unicamp, Li Li Min.


 
Redação Terra

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home