Site permite comprar artigos de seriados e filmes

Com o slogan "Produto visto.Produto vendido", uma companhia de San Francisco permite aos espectadores comprar produtos de seus programas favoritos, num conceito que poderia revolucionar o futuro da publicidade. Através do site www.shopthescene.com, a plataforma Delivery Agent permite ter acesso a roupas, móveis, cosméticos e até automóveis que aparecem nas séries mais populares e filmes.

Com isso, os objetos que aparecem nas séries de TV e em alguns filmes como Kill Bill e O Exterminador do Futuro 3 estão ao alcance da mão ou, melhor, do mouse dos espectadores, como a bolsa de pele de crocodilo de cerca de US$ 10 mil da sofisticada Kate na série Will and Grace.

O criador deste negócio, Michael Fitzsimmons, um empresário de San Francisco de 31 anos, tem motivos para receber parabéns, já que acaba de receber um empurrão de US$ 5 milhões de investidores que não pensaram muito em apoiar um conceito que há pouco tempo os assustava. A idéia - que o espectador tenha acesso da poltrona de sua casa aos figurinos das estrelas de Hollywood - se inspira na televisão interativa, que nunca chegou a decolar.

No entanto, novas tecnologias como o TiVo, que permitem ver os programas pulando os anúncios, indicam que, em um futuro não muito distante, a indústria terá que buscar alternativas. "Como proprietário de um gravador digital, eu também não vejo anúncios publicitários. Tem que haver um novo caminho, e a Delivery Agent é uma forma de os anunciantes colocarem os produtos em frente aos consumidores", disse Fitzsimmons em entrevista recente ao jornal San Francisco Chronicle.

A plataforma Delivery Agent permite aos espectadores comprar os produtos que vêem na tela visitando o site do programa em questão e clicando no que querem comprar. A compra também pode ser feita pelo telefone ou através do controle remoto. A idéia não é nova: há muitos anos as empresas de roupa, jóias e cosméticos buscam de mil maneiras que os famosos - sobretudo aqueles que marcam tendências - usem seus produtos, particularmente em algumas ocasiões em que os fotógrafos das revistas estão presentes.

Esta mesma idéia justificou a associação do Yahoo com o programa O Aprendiz para vender produtos de lojas como Staples, com uma grande variedade de material de escritório. No entanto, este é um conceito que provoca críticas, já que muitos consideram que este tipo de publicidade é subliminar e desonesta. Estes grupos têm a seu favor o cansaço de boa parte da população com a publicidade.

Um estudo do Yankelovich Partners divulgado em meados de abril revelou que 65% dos americanos se sentem constantemente bombardeados com muita publicidade. O spam, as caixas do correio físicos cheias de panfletos e o telemarketing cada vez mais incomodam os consumidores, que se sentem indefesos. Desta forma, a plataforma Delivery Agent poderia não agradar alguns espectadores que verão como seus programas favoritos se transformam em um suporte para vender móveis, acessórios ou roupas.

Esta é a opinião de Gary Ruskin, diretor executivo do Commercial Alert, um grupo de Portland (no estado do Oregon) que pretende frear o que considera publicidade desonesta. Ruskin acredita que este tipo de publicidade "coloca mensagens no cérebro" das pessoas no momento em que elas não estão pensando, ou seja, justamente o que os publicitários estão buscando.
 
EFE

 

 
 

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