Programa militar permite navegar anônimo na Web
 
Daniel Lisboa
 

Um sofisticado sistema anonymazer ¿ que permite aos usuários navegarem pela web sem serem identificados ¿, criado pela marinha americana, agora pode ser utilizado por civis.

Desenvolvido pelo U.S. Naval Research Laboratory, o sistema chamado de "Tor" era usado pelos funcionários do governo dos EUA para que pudessem anonimamente surfar na Internet, participar de chats e trocar mensagens instantâneas. Seu princípio de funcionamento reside no seu sistema de troca de dados três vezes mais rápido do que o dos servidores comuns.

A marinha dos EUA começou a desenvolver o Tor em 1996, mas em 2002 passou o código do programa para dois programadores de Boston, Roger Dingledine e Nick Mathewson. Eles o reescreveram para torná-lo mais simples de operar.

O resultado disso? O que inicialmente foi criado para fins militares acabou sendo interceptado por um grupo de defesa das liberdades civis na web, a Eletronic Frontier Foudation (EFF). A EFF passou a oferecer o programa em seu site desde a semana passada. E como seu código foi aberto, os programadores que encontrarem possíveis falhas ainda podem corrigí-las.

A disponibilidade para o público de um software dessa natureza pode ter dois efeitos bem distintos. Por um lado, pode ajudar a esconder as identidades de policiais durante uma investigação ou garantir a privacidade de qualquer cidadão enquanto passeia pelo mundo virtual, por exemplo.

Por outro, ele pode funcionar como uma espécie de "caixa de Pandora" pós-moderna, já que também pode ajudar criminosos ou terroristas a se comunicarem pela Web sem serem identificados.
 
Magnet

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home