Blogs funcionam como aliados de piratas virtuais, diz estudo

da Folha Online

Os blogs --também conhecidos como diários virtuais-- funcionam, muitas vezes, como ferramenta para que pessoas mal-intencionadas propaguem vírus pela internet.

A empresa de segurança Websense, que divulgou o alerta, afirma que, somente em 2005, identificou centenas de blogs que espalhavam códigos maliciosos. "Os criminosos virtuais aproveitam-se, porque os usuários podem publicar suas próprias páginas sem qualquer custo", diz o relatório da companhia.

O documento lista uma série de vantagens dos diários virtuais sob a ótica de piratas: não é necessário identificar-se com nome e informações verdadeiras para usá-los, e muitos fornecedores desses serviços não possuem antivírus.

Dessa forma, pessoas mal-intencionadas podem criar um blog, colocar na página um código malicioso --que muitas vezes instalam-se no micro das vítimas, roubando informações-- e atrair visitantes enviando spam via e-mail ou comunicadores instantâneos.

Em março deste ano, a Websense divulgou um alerta sobre um golpe desse tipo. O usuário recebia um convite virtual para atualizar seu comunicador instantâneo. Quando clicava no link, era direcionado para uma página que fazia o upload de um keylogger no micro --com esse programa, tudo o que se digita na máquina é enviado aos responsáveis pelo ataque.

"O sucessos dessas invasões está ligado à engenharia social, pois os piratas convencem um indivíduo a clicar no link sugerido", afirma Dan Hubbard, diretor de segurança da Websense.

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home