Celulares podem ter que mostrar valor da tarifa

SÃO PAULO - Está na Câmara o Projeto de Lei 4861/05, que propõe que os usuários de telefones celulares possam consultar, no visor do aparelho, o valor das tarifas cobradas pelos serviços - inclusive os praticados pela concorrência.

A proposta é do deputado João Caldas (PL-AL), que acredita que a medida irá facilitar a comparação de preços pelo consumidor, já que a idéia é que as informações sejam disponibilizadas a todos os usuários, independentemente do plano de serviço. "O usuário deve ter o direito de consultar extratos referentes à utilização do serviço móvel de telefonia, assim como já pode obter informações financeiras, previsão do tempo e mensagens instantâneas via celular", defende o deputado.

O projeto ainda determina que as operadoras de telefonia móvel devem assegurar a inviolabilidade do sigilo das comunicações e a confidencialidade dos dados e informações. Entre os dados que seriam fornecidos para o usuário no visor do aparelho estão: área de origem e área de destino da chamada; código de acesso chamado; data e horário (hora, minuto e segundo) do início da chamada; duração da chamada (hora, minuto e segundo); valor da chamada; valor do adicional por chamada; variação dos valores de comunicação por horário, inclusive os cobrados pelas demais prestadoras na área de mobilidade do usuário

O assunto tramita na Câmara junto ao PL 3213/00, do deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ), que obriga as prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel a fornecer extratos detalhados das ligações feitas, inclusive as locais. Outros 22 projetos sobre o assunto também serão analisados em conjunto.

Neste momento, a proposta está na Comissão de Defesa do Consumidor. Depois, deve seguir, em caráter conclusivo, pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home