Computador bate recorde de velocidade a 135,5 trilhões de cálculos por segundo


Blue Gene/L, o mais rápido supercomputador do mundo, quebrou o seu próprio recorde, realizando 135,5 trilhões de cálculos por segundo.

A quantia representa o dobro do número de operações normalmente realizadas pela máquina.

A antiga marca do Blue Gene/L fez com que o computador chegasse ao topo da lista dos 500 maiores supercomputadores do mundo, superando o japonês NEC Earth Simulator.

O computador da IBM que atingiu essa nova marca está sendo montado para o Departamento de Energia do governo americano.

A expectativa é que a máquina esteja em pleno funcionamento ainda neste ano.

O objetivo é que o computador auxilie cientistas a checar o arsenal de armas nucleares dos Estados Unidos.

No passado, supercomputadores foram usados para solucionar problemas científicos altamente complexos, tais como compreender a estrutura de proteínas ou aprimorar medicamentos.

Eles também são essenciais em pesquisas climáticas e na previsão de modelos para desastres naturais, como o tsunami, por exemplo.Atualmente, os supercomputadores têm sido utilizados para resolver problemas cotidianos, como tráfego aéreo e o trânsito nas ruas.

Há pouco tempo, a IBM montou uma nova unidade para dar a seu supercomputador maior poder para resolver problemas financeiros.Os computadores que realizaram os efeitos, cenários e até personagens da série O Senhor dos Anéis estão disponíveis para aluguel.A velocidade dos supercomputadores aumentou centenas de milhares de vezes desde a criação da primeira máquina desse tipo, o Cray-1, em 1976, nos Estados Unidos.O Cray-1 era capaz de realizar 80 milhões de operações por segundo.

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home