Cientistas criam novo sistema de leitura de dedos

SÃO PAULO - Cientistas do Laboratório Nacional de Los Álamos, da Universidade da Califórnia, criaram um novo sistema de detecção de impressões digitais.

Segundo o Laboratório, o novo sistema se baseia em elementos químicos presentes em resíduos das impressões digitais e usa micro raios-X fluorescentes (a sigla é MXRF) para a leitura desses elementos químicos.

Segundo o cientista Christopher Worley, a pele elimina pelo suor sais como cloreto de potássio e cloreto de sódio (sal de cozinha), que podem ser lidos - junto com outros elementos, se presentes - pelos raios-X fluorescentes nas pontas dos dedos.

A nova tecnologia deve beneficiar principalmente investigações forenses, quando impressões digitais não são facilmente encontradas em uma cena de crime, por exemplo. Ela dispensa o uso de pós, líquidos e vapores usados atualmente, agilizando o processo e mantendo a cena intacta, e permite que a impressão encontrada seja fotografada imediatamente. Mas Worley avisa que o MXRF não é capaz de encontrar impressões que não contenham elementos químicos exalados pelo suor o suficiente.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home