Março 

Em breve, pagamentos nas pontas dos dedos
 

Michele Gershberg

Os consumidores talvez em breve possam se despedir de seus cartões plásticos de débito e crédito, já que as grandes administradoras de cartões de crédito estão testando métodos futuristas de pagamento capazes de identificar contas por meio de impressões digitais.

Executivos de administradoras de cartões de crédito afirmaram durante o Reuters Banking Summit de 2005, esta semana, que estavam desenvolvendo programas para sofisticadas técnicas de leitura, que nos acostumamos a ver como parte de tramas cinematográficas ambientadas daqui a alguns séculos.

Em lugar de entregar um cartão de crédito no mercado local ou em uma loja de sapatos, o pagamento seria realizado por meio de uma varredura biométrica de um globo ocular ou polegar, conectada a dados relativos à conta bancária de um cliente, em um processo não muito diferente das medidas de segurança já adotadas pelos aeroportos e autoridades de imigração norte-americanos.

"Estamos testando diversas opções diferentes... é muito promissor", disse Carl Pascarella, presidente-executivo da Visa USA. "Acredito que haverá pilotos em teste nos mercados dentro de um ano, porque a tecnologia vem avançando de maneira muito rápida."

David Nelms, presidente-executivo da Discover Financial Services, disse que sua empresa também estava realizando experiências com tecnologia baseada em impressões digitais, como forma de simplificar o processo de transação e torná-lo mais seguro.

"Com o roubo de identidade se tornando preocupação, o importante é que roubar uma impressão digital é muito mais difícil", disse Nelms. A Discover é uma subsidiária do Morgan Stanley .

Segundo o executivo, os cartões inteligentes vêm sendo mais utilizados na Ásia e na Europa, onde os custos mais elevados de comunicação tornam mais econômico armazenar dados em cartão do que obter acesso a eles via linhas telefônicas.

Os defensores da privacidade alegam que métodos biométricos de pagamento podem se tornar invasivos se a adoção em larga escala pelo varejo deixar aos consumidores pouca escolha senão aceitá-los. E pode haver riscos para bancos de dados mais amplos, caso as administradoras de cartões de crédito decidam não pagar pelo grau mais elevado de proteção.

(Com reportagem adicional de Duncan Martell)
 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home