Março 

Bebê egípcio de duas cabeças já respira sem aparelho
 


Um bebê egípcio, que foi submetido a uma cirurgia no mês passado para retirar a cabeça não desenvolvida de sua irmã gêmea, respirava sem a ajuda de aparelhos na segunda-feira, a primeira vez desde a operação, disse um dos médicos.

Manar Maged, que hoje tem 11 meses de idade, nasceu com "Craniopagus parasiticus", uma condição muito rara, quando duas cabeças são ligadas pelo mesmo crânio.

A cabeça da irmã gêmea de Manar não era desenvolvida e era incapaz de ter uma vida independente, mas podia sorrir e piscar.

"Agora Manar está estável e está se saindo bem sem o aparelho de respiração", disse Abla el-Alfy, uma consultora na unidade de terapia intensiva pediátrica no Hospital Infantil Banha, no norte do Cairo.

Alfy disse à Reuters que Manar estaria sob observação nos próximos dois dias na UTI do hospital para garantir que sua respiração continuasse normal e sem a ajuda de aparelhos.

Na sexta-feira, Manar foi submetida a uma segunda cirurgia para extrair o excesso de fluido do seu cérebro, para parar convulsões e para uma expansão de seu crânio.

Segundo Alfy, Manar sairia da UTI em breve. Ela não forneceu mais detalhes.

O problema ocorre quando um embrião começa a se dividir para gerar gêmeos idênticos, mas não completa o processo. Um dos gêmeos, então, não consegue se desenvolver totalmente.

Os médicos dizem que o caso de Manar é extremamente raro e que o fato de ter sobrevivido à operação representa uma grande façanha. (Reportagem de Amena Bakr)
 
Reuters

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home