Março 

Estilo de vida saudável pode diminuir risco de Alzheimer

AMSTERDÃ (Reuters) - Exercitar-se regularmente e manter uma dieta saudável podem colaborar para a redução do risco de desenvolver a doença de Alzheimer, disse uma especialista na quinta-feira.

Um recente estudo finlandês mostrou que pessoas de meia-idade que fazem atividade física pelo menos duas vezes por semana podem reduzir em até 50 por cento o risco de ter Alzheimer mais tarde, afirmou a neurologista Miia Kivipelto numa conferência em Amsterdã.

"Uma vida ativa, tanto física quanto mental e socialmente, é preventiva. Nunca é tarde para começar a prevenir a doença de Alzheimer", disse Kivipelto, especialista em Alzheimer do Centro de Pesquisa de Gerontologia de Estocolmo.

Estima-se que 12 milhões de pessoas no mundo todo sofram de Alzheimer, que é a principal causa de demência em idosos. Não há cura para esse problema, que rouba das pessoas sua memória e sua capacidade de raciocínio, mas medicamentos podem aliviar os sintomas.

Estudos já mostraram que pessoas que têm pressão alta, colesterol alto ou são obesas podem ter um risco maior de desenvolver Alzheimer e demência que pessoas que tenham um estilo de vida mais ativo e saudável, afirmou ela.

As pessoas podem reduzir o risco de ter a doença indo ao médico para check-ups regulares, monitorando a pressão arterial, o colesterol e o peso, disse a especialista, paralelamente à conferência sobre envelhecimento organizada pelo Royal College of Psychiatrists, da Grã-Bretanha.

Outros estudos recentes mostram que os idosos que fazem caminhadas regularmente também são menos propensos a sofrer de demência. Atividades mentais como ler e fazer palavras cruzadas também ajudam a desacelerar o declínio mental.

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home