China luta contra venda de produtos na Internet
 


A polícia chinesa decidiu combater a venda na Internet de produtos que considera perigosos para a segurança pública, como sistemas de intercepção de mensagens e espionagem, títulos universitários falsos e remédios pela metade de preço que aumentariam a potência sexual. Para conseguir isso, o Ministério da Segurança Pública ditou uma ordem que obriga os servidores de Internet da China a sempre atualizarem programas que detectem os conteúdos ilegais.

A decisão ministerial segue outras medidas do governo, como o fechamento de 137.776 cybercafés, discotecas e bares, ordenado em 2004 pelo "bem-estar de jovens e adolescentes". "O objetivo é que a juventude estude e cresça em um ambiente seguro", afirmou a agência oficial Xinhua. Segundo a mesma fonte, a campanha foi realizada em resposta às "queixas de pais preocupados com a vida cultural de seus filhos".

A colaboração de oito ministérios, entre eles os de Educação, Justiça e Segurança Pública, levou em 2004 ao fechamento dos estabelecimentos considerados ilegais, 12.575 deles cybercafés. A campanha coordenada também levou à detenção de mais de 200 mil pessoas e à apresentação de 5.926 denúncias penais sobre a segurança de jovens estudantes e professores, pois a maioria dos estabelecimentos se situava nos arredores de escolas.

As ofertas de vendas de produtos ilegais chegam tanto a e-mails particulares como a institucionais, mas em geral são somente os curiosos os que acessam e não têm coragem de informar a polícia. Para manter a confidencialidade dos denunciantes, o Ministério da Segurança Pública criou um site e pôs um telefone à disposição. A compra mediante transferência bancária de produtos como sistemas de intercepção de mensagens, câmaras de vídeo empregadas em espionagem e títulos superiores falsos é ilegal e causa muitos danos, afirmou Xu Hangping, professor de Direito no Instituto de Comércio e Indústria de Pequim.

"Quem não gostaria de colocar em seu cartão de visita doutor, economista, advogado ou outro título para ajudar a conseguir melhor trabalho e maior salário? Pode-se conseguir isso em duas semanas", afirma uma das mensagens que circulam pela internet na China. "São títulos autênticos, totalmente verificáveis e acompanhados por todo um histórico acadêmico de pontuações e certificados. A oportunidade existe porque algumas instituições reconhecidas podem conceder títulos à vontade", garante a mensagem.

Dezenas de pessoas detidas e grandes quantias de dinheiro apreendidas, principalmente em Chongqing (centro do país) desde 2003, também são resultado de investigações policiais voltadas para a descoberta de sistemas de intercepção de mensagens na rede. Outros produtos oferecidos na Internet são remédios para aumentar a potência sexual de homens e mulheres, vendidos pela metade do preço.
 EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home