Estudante cego cria software que usa som para identificar imagens

GEOFF ADAMS-SPINK
da BBC Brasil

Um estudante cego de Hong Kong desenvolveu nos Estados Unidos um programa de computador que transforma cores em notas musicais para que ele possa ler mapas meteorológicos.

Victor Wong, da Universidade Cornell, no Estado americano de Nova York, tem de ler mapas coloridos das camadas superiores da atmosfera como parte de suas pesquisas.

Houve várias tentativas para ajudar o estudante cego, inclusive com um colega descrevendo os mapas e buscando imprimi-los em Braille. Wong, contudo, teve a idéia de traduzir as cores em música e pediu ajuda a um especialista em computação gráfica e de outros estudantes para fazer o trabalho de programação.

Três dimensões

"As imagens têm três dimensões e eu tive de achar uma forma para que pudesse fazer a leitura delas", disse Wong à "BBC".

"Para os meus estudos --e para os cientistas cegos em geral-- eu achei que seria bom desenvolver um programa de computador que pudesse nos ajudar a ler imagens coloridas."

Ele tentou um protótipo do programa para explorar a fotografia de um papagaio. O programa vinculou cada uma das 88 notas musicais do piano a pixels coloridos individualmente --do azul, no final da escala, ao vermelho, no começo dela.

Wong disse que o programa ainda está em seus primeiros passos e só é útil para ler imagens que foram criadas digitalmente. "Se eu pegasse uma imagem aleatoriamente, passasse pelo scanner e usasse meu programa para reconhecê-la, ele não funcionaria muito bem."

Wong ficou cego aos sete anos de idade e acha que ter uma "memória de cores" faz com que o programa de computador seja mais útil do que seria para um cientista que nunca teve o sentido da visão.

O programa ainda não foi lançado no mercado, e Wong acredita que muita gente teria de trabalhar em conjunto para viabilizá-lo como produto. Ainda assim, ele espera que um dia possa ser desenvolvido para dar aos cegos acesso a fotografias e outras imagens.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home