Rivais do Orkut fazem campanha via spam

BRUNO VIEIRA FEIJÓ
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Usuários do programa de comunicação instantânea MSN Messenger e do serviço de correio eletrônico Hotmail estão recebendo várias mensagens com convites para visitarem e se cadastrarem em sites estrangeiros --por exemplo, o SMS.ac e o hi5. As mensagens são supostamente enviadas por pessoas da lista de contatos do Messenger do usuário.

Trata-se de uma campanha de divulgação. Os e-mails não foram enviados por essas pessoas e também não trazem vírus. Tanto o hi5 quanto o SMS.ac são comunidades virtuais como o Orkut, mas com uma série de recursos complexos e pouco úteis para os brasileiros.

Os convites chegam aos montes porque esses sites montaram um artifício questionável de divulgação. Quando um usuário faz o cadastro, ele pode preencher também o e-mail e senha do MSN. Com isso, o site acessa automaticamente a lista de contatos do internauta e envia convites para todos os integrantes.

"São ferramentas que crescem na esteira de dados do MSN e geram efeito bola-de-neve na caixa de mensagens de quem usa o Hotmail", diz Antonio Rigoni, consultor em segurança digital. "A recomendação é jamais digitar senhas pessoais em páginas e endereços desconhecidos", acrescenta Rigoni.

"Fiquei assustado porque a quantidade de mensagens que recebi nos últimos meses foi muito grande", diz o estudante Rafael Malpeg. "Algumas delas são de pessoas com quem eu nem falo mais. Se eu quisesse algum tipo de contato com elas, não seria numa comunidade que eu faria isso."

A empresa que representa o SMS.ac fica em San Diego, Califórnia, e declara ter mais de 10 milhões de clientes, mas enfrenta problemas em muitos países.

Denúncias encaminhadas às autoridades podem ser lidas no site www.ripoffreport.com/reports/ripoff102047.htm.

No site oficial, o SMS.ac informa que não grava a senha do MSN após enviar os convites. Uma das cláusulas contratuais do termo de uso do site diz que se o usuário deixar a senha em branco e prosseguir o cadastro é possível preenchê-la depois.

O hi5 tem uma política parecida com o SMS.ac e não diz nada sobre os convites indesejados nas contas do Hotmail.

Spam no celular

Cerca de 80% dos usuários de telefones celulares do mundo todo recebem mensagens de texto indesejadas em seus aparelhos.

Os números são de um estudo realizado por empresas de telecomunicações e pela universidade suíça St. Gallen. Foram entrevistados 1.659 consumidores de 154 operadoras.

A pesquisa também revelou que os usuários apontam as operadoras de telefonia móvel como as principais culpadas pelo problema e que a melhor solução seria a triagem de mensagens.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home