Conheça as tendências para PCs em 2005

Consumidores que esperam novidades nos computadores pessoais em 2005 poderão ficar um pouco decepcionados, pois os grandes lançamento estão prometidos para 2006. O próximo ano deve ser semelhante a 2004.

Grandes mudanças não devem acontecer antes de 2006, quando estará disponível para os usuários o sistema operacional Longhorn da Microsoft, aplicações de 64 bits e drives ópticos baseados nas tecnologias Blu-ray Disc ou HD-DVD.

Contudo isto não significa que novas tecnologias não se desenvolverão em 2005. Intel e AMD planejam apresentar seus processadores de dois núcleos (dual-core) para o final do ano, embora estes chips não devam aparecer em grande escala no mercado até 2006.

A Intel também deve investir na memória cache de seus processadores Pentium 4 e a AMD espera aumentar o velocidade do clock do Athlon 64. Estes avanços são mais continuidade das tecnologias já existentes do que aplicações de novas. Mesmo que a Microsoft tenha prometido sua versão final do Windows XP 64 para o início de 2005, mudanças substancias como processamento em 64 bits não devem ser maciçamente adotadas no próximo ano.

Novidades são prometidas no ramo dos chipsets, placas que interligam a comunicação dos processadores com o restante do PC. Uma nova série de chipsets da com suporte a interface PCI Express e memórias DDR2 (Double Data Rate 2, ou Taxa de Dados Dupla 2) devem chegar ao mercado com preços de cerca de US$ 800.

PCI Express permite uma transferência de dados mais rápida entre os chipsets e os hardwares periféricos, como dispositivos gráficos e de armazenamento. A Intel considera este avanço como um dos mais importantes da década. Sendo exagero ou não do fabricante de processadores, muitos produtos utilizando esta tecnologia devem aparecer em 2005.

Já as memórias DDR2 permitem uma transferência de dados com taxas maiores de clock. O padrão antigo DDR chega ao máximo de sua eficiência quando o clock atinge 400 MHz. Fabricantes esperam produzir uma quantidade suficiente de memória DDR2 capaz de reduzir os preços.

Notebooks também deve ser equipados com estas duas tecnologias no início de 2005 com a introdução da próxima geração de chipsets da Intel chamada Alviso. As vendas de laptops tem crescido mais que as vendas de desktops nos últimos anos e esta tendência deve continuar em 2005, diz Roger Kay, vice-presidente de computação para clientes da consultoria norte-americana IDC.

Tecnologias que facilitem a mobilidade de músicas, vídeos, games e outros conteúdos multimídia também devem estar no topo de 2005.

A Microsoft vai lançar o sistema operacional Windows XP Media Center Edition 2005, desenvolvido para facilitar gerenciamento de arquivos digitais, a gravação de DVDs e de programas de televisão.

Visando aumentar a coleção de músicas e vídeos nos PCs, fornecedores devem também aumentar a capacidades de armazenamento dos disco rígidos do mercado. Atualmente eles tem valor entre 80 e 120 GB, e no final do próximo ano a expectativa é de PCs de US$ 800 venham com discos de 200 GB.

Uma tecnologia de armazenamento chamada de Serial ATA também vem ganhando força. Ela contem um recurso chamado Native Command Queuing (NCQ), que permite ao drive gerenciar múltiplos comandos do PC na ordem que for considera mais eficiente, ao invés de realizar as atividades na ordem de recebimento das informações. Este processo pode obter um aumento substancial na performance, principalmente em aplicações que utilizam muitos dados como vídeos, por exemplo.

No ramo de discos ópticos, os consumidores devem ver consideráveis aumentos na velocidade de leitura e gravação de DVDs. No segundo semestre de 2005 devem aparecer os primeiros PCs que suportam tecnologias Blu-ray Disc ou HD-DVD. Ambos os formatos são possíveis sucessores do atual DVD e voltados inicialmente para vídeos de alta definição, podendo armazenar até 25GB (Blu-ray Disc) e 15 GB (HD-DVD), enquanto os DVDs possuem cerca de 4,5 GB por camada. A HP já anunciou sua intenção de equipar seus computadores com Blu-ray Disc em 2005.

Contudo, Kay, o consultor da IDC, alerta que todos estes recursos multimídia só irão funcionar se ele oferecerem uma experiência gratificante aos usuários. A competição entre a facilidade do uso entre PCs, DVD Players e televisões deve predominar o próximo ano. Segundo Kay, as pessoas não vão querer um desktop em suas salas se não for um bom investimento para o dinheiro.
 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home