Reais ou falsas, celebridades estão no Orkut

DANIEL BERGAMASCO
da Folha de S.Paulo

As 17 comunidades listadas no perfil do VJ Edgard Piccoli no Orkut (www.orkut.com) dizem muito sobre ele: "PUC Campinas", onde se formou em publicidade, "Tom Jobim", de quem é fã, "MTV Brasil", emissora na qual trabalha. Fotos de família, data de aniversário, tudo confere, exceto um detalhe: não foi ele quem criou a página. "E não tenho a menor idéia de quem seja", diz ele. "Quem fez a brincadeira deve ter achado as informações no site da MTV, porque esse perfil tem mesmo muito a ver comigo."

Edgard está entre as centenas de famosos clonados do Orkut. De Michael Jackson a Daniella Cicarelli, de Lula a Sidney Magal, os falsos perfis de personalidades são escritos, muitas vezes, de forma debochada. Em outras, com tanto realismo que é difícil descobrir quem é o famoso verdadeiro.

Há quem se zangue. É o caso do diretor teatral Gerald Thomas, que escreveu em seu blog (gerald thomas.blog.uol.com.br) que pensa em "levar o caso para a Justiça de Nova York". "O Orkut terá problemas jurídicos comigo", anunciou ele.

A cantora Zizi Possi integra a lista dos verdadeiros. "Fui convidada por um fã e comecei a receber a visita de parentes espalhados pelo Brasil e por outros países", diz ela. A atriz Daniela Escobar e o marido, o diretor Jayme Monjardim, também estão cadastrados. "Adoro o Orkut!", diz a atriz, que só costuma adicionar a sua lista quem conhece pessoalmente. "Faço uma exceção quando vejo no perfil da pessoa que ela tem a ver comigo, que gosta dos mesmos filmes e livros."

No Orkut há três meses, a apresentadora Babi Xavier é participante ativa da comunidade "Eu amo maquiagem", diz. "Outro dia, uma menina perguntava no fórum sobre um batom lilás e eu indiquei a ela uma marca ótima!"

Rodrigo Scarpa, o Repórter Vesgo do programa "Pânico", da Rede TV!, integra 21 comunidades, duas delas formadas por seus fãs. "Uma tem mais de 35 mil pessoas", orgulha-se Scarpa, que também já foi clonado. "Estou no Orkut como Rodrigo. O Vesgo que aparece lá é falso", alerta.

O modelo Caco Ricci e o VJ Rafael Losso também integram comunidades sobre eles próprios. O modelo é membro de "Caco Ricci é perfeito". "Fiz questão de frisar que não sou perfeito, ninguém é. Mas não fiquei constrangido."

Rafael também não viu problemas em participar de três comunidades sobre si mesmo; entre elas, "Eu odeio o Rafa da MTV", que tem mais de 2.000 membros. "É um pouco estranho, mas tem dias em que eu também me odeio. Então encontro um monte de gente que pensa igual a mim."

Mal representados

A apresentadora Carolina Magalhães, que nunca se cadastrou no site, se assustou ao ver uma página creditada a ela. "Colocaram fotos minhas entre amigos, coisas que não estão em revistas", diz. "Pode ser gente que conhece algum amigo meu, que já esteve comigo em algum barzinho." Ela diz que o clonador não foi feliz na lista de comunidades, que inclui "Eu odeio futebol". "Torço para Vitória e Flamengo. Adoro futebol."

O ator Sérgio Marone também se considera "mal representado": "Eu nunca faria parte de uma comunidade chamada "Novelas", porque isso eu já vivo o dia inteiro." Sérgio, ao contrário de Carolina, está presente no Orkut. Ele se camuflou com uma identidade fictícia, que leva o nome de um ator norte-americano. "Assim, tenho mais privacidade. Só adiciono quem eu realmente conheço."

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home