Fundação cria sistema de navegação anônima

A Electronic Frontier Foundation (EFF) anunciou hoje o lançamento do Tor, um conjunto de ferramentas para a navegação anônima na Internet. Ele é indicada para aumentar a segurança da conexão nos computadores de empresas e pessoas físicas. Seu código é aberto e permite a inclusão de plug-ins.

O Tor conecta o micro a uma rede distribuída de servidores chamados "onion routers" - originalmente criados para o Laboratório de Pesquisa Naval da Marinha norte-americana. A conexão do Tor é feita através de pacotes que navegam por caminhos aleatórios em servidores que cobrem o rastro. Assim, ninguém monitorando a conexão (nem mesmo os roteadores onion) consegue saber de onde veio nem para onde vai o usuário.

A EFF começou o desenvolvimento do programa para impedir a prática chamada "análise de tráfego" que fere a privacidade e o anonimato pessoal, ameaçando o segredo comercial e estatal. A "análise" é posta em prática diariamente por várias empresas em busca de dados sobre os hábitos de navegação das pessoas.

Alguns sites gravam as páginas visitadas para montar um perfil dos interesses de cada internauta e exibir propaganda direcionada. O programa Tor permite que o usuário escolha quando se identificar em um site que, por exemplo, facilite a navegação através do reconhecimento de cookies. A EFF afirmou que o Tor continua em fase de desenvolvimento e ainda não é plenamente confiável.
 Magnet

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home