JVC desenvolve primeiro disco Blue-ray/DVD
Emerson Rezende

A Victor Company of Japan, a JVC, acaba de escolher seu lado na briga que envolve o consórcio liderado pela Sony, que defende o padrão Blue-ray como é o melhor sucessor para os DVDs. A Toshiba defende o seu HDVD. A JVC acaba de criar um protótipo de disco compatível com o Blue-ray e com o padrão DVD atual.

A tecnologia, chamada de Blu-ray/DVD Combo, permite que o usuário armazene dados em ambos os formatos em um só disco e de uma vez só. Sua capacidade total é de 33.5GB por causa da estrutura de camada tripla feita de um filme refletivo cujo segredo industrial é guardado a sete chaves pela JVC.

A camada mais externa do disco é reservada para o disco Blu-ray (Blue-ray disc - BD), enquanto as duas camadas internas são para o DVD de camada dupla. Enquanto a camada BD tem capacidade de gravação de até 25GB de vídeo de alta definição, as camadas de baixo podem armazenar, cada uma , 8.5GB de vídeo convencional. O segredo para que tudo funcione corretamente é que o filme que compõe a camada Blu-ray reflete laser azul, mas é totalmente transparente para o laser vermelho, o qual acessa diretamente as camadas internas do disco.

A JVC espera que o Blu-ray/DVD combo ROM disc crie novas possibilidades para os futuros lançamentos de softwares, o quais poderão tirar vantagem do espaço de 33.5GB oferecido pela camada Blue-ray e combinar conteúdo de vídeo de alta definição com comerciais, músicas ou jogos - tudo reunido em um só disco. Além disso, a empresa espera que a tecnologia contribua para diminuir o impacto ambiental advindo do descarte desses discos, já que não seria mais necessário fabricar discos Blue-ray e DVD separadamente.
 
Magnet

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home