Celulares inteligentes são alvo de nova onda de vírus

da Folha Online

Uma nova onda de variantes do vírus Cabir, desenvolvido para atacar celulares inteligentes --os smartphones-- chamou a atenção de algumas empresas de segurança da informação.

As primeiras versões do vírus, que se espalha por telefones com o sistema operacional Symbian Series 60 via tecnologia de comunicação sem-fio Bluetooth, foram as primeiras a afetar telefones inteligentes.

Elas eram inofensivas, protótipos de pragas que circulavam entre laboratórios de empresas antivírus. Além disso, um erro de programação só permitia que a praga infectasse um telefone por vez.

Mas agora, as novas variantes Cabir.H, Cabir.I e Cabir.J tiveram o bug corrigido e podem contaminar qualquer telefone vulnerável que esteja por perto --cerca de dez metros, podendo chegar até cem metros, dependendo da tecnologia adotada em cada aparelho.

O risco de infecção, no entanto, continua baixo. Isso porque o usuário tem que aceitar o download do programa malicioso em seu celular e instalá-lo manualmente para ativá-lo.

Além disso, o usuário pode se proteger configurando uma opção dos telefones movidos a Symbian que "esconde" o aparelho de outros telefones com a tecnologia Bluetooth.

A empresa de segurança finlandesa F-Secure emitiu um alerta sobre as novas variantes do Cabir, mas afirmou que os vírus não danificam o telefone --a única coisa que fazem é bloquear as conexões Bluetooth e acabar com a bateria do aparelho.

Outra empresa do setor, a britânica Sophos, informa que o código-fonte do vírus foi colocado na internet por um programador brasileiro, o que provavelmente causou o surgimento das novas variantes. Até agora, há sete versões do vírus.

Com agências internacionais

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home