Voip. Um dia você vai ter um telefone assim

Imagine adquirir um aparelho, ligar para qualquer lugar e só pagar (pouco) pelos minutos. Ou mesmo não pagar mais nada. Entenda o que está por trás da tecnologia de voz sobre o protocolo da internet.

Diego Moralles

Como tudo na vida evolui, já estava mais do que na hora de nosso sistema de telefonia evoluir também. Não estamos falando de novos equipamentos ou de uma nova empresa de telecomunicações, mas de uma nova tecnologia.

Mais precisamente do surgimento de uma nova tecnologia que irá mudar a maneira de como fazemos ligações hoje. Com certeza você já ouviu falar em voip, mas ainda vai ouvir muito. Por isso é bom estar preparado para o assunto.

O que é voip? Para que serve? Como surgiu? Essas são algumas das perguntas mais freqüentes sobre esse tema. Voip é a sigla de Voz sobre IP. É um termo utilizado para caracterizar o serviço que consiste em transmitir informação de voz através do Protocolo IP (Internet Protocol).

De uma forma geral, significa enviar informação de voz em formato digital dentro de pacotes de dados, ao invés do tradicional protocolo de comutação de circuitos utilizado há décadas pelas companhias telefônicas.

A maior vantagem da tecnologia voip é a redução dos custos de utilização dos serviços de telefonia comum, principalmente em ambientes corporativos. As redes de dados já instaladas passam a também transmitir voz e os custos podem ser zero. Isso mesmo, falar de graça, independente do dia da semana, da hora do dia e duração da conversa.

Diversas empresas já estão oferecendo Voz sobre IP corporativo; empresas com filiais em qualquer parte do mundo já estão falando entre si a custo zero.

Existem também empresas que oferecem voip para efetuar ligações para telefones fixos e móveis, envio de fax e até vigilância remota.

O funcionamento é tão simples que até surpreende. Com apenas um cabo de rede ligado a um switch ou hub conectado à internet e uma tomada 110v, você pode falar voip.

Os protocolo utilizados para o funcionamento do voip são os H.323 Ver.3, MGCP e SIP. Eles têm a função de converter sua voz em dados digitais e compacta-la dentro do protocolo TCP/IP. Codificam a voz com G.711, G.723.1, G.729a e a enviam para o destino; chegando lá os dados são descompactados e convertidos para som digital, de modo que você pode estabelecer uma comunicação com outra pessoa em qualquer lugar do planeta.

O voip no Brasil ainda está pouco difundido por motivos não comentados pela Anatel, mas já se pode receber ligações voip em telefone fixos e celulares no Brasil. A tecnologia ainda não foi homologada, por esse motivo o seu telefone fixo ou celular não conseguem ligar para um telefone voip. Em outros países o voip já é uma realidade e causa dores de cabeça para as empresas de telecomunicações, pois o custo de uma ligação voip para um telefone fixo ou celular é muito mais barato do que o da telefonia comum. Por isso a utilização do voip é cada vez mais freqüente e força as empresas de telefonia a reduzirem taxas e promoverem bônus, de modo a incentivar a utilização da telefonia comum e reter uma fatia do mercado.

Existem vários processos em andamento na Anatel para homologação do VoIP. É uma questão delicada, pois a homologação certamente afetaria as empresas de telefonia do Brasil.

Pelo sistema de cobrança atual, você paga a mensalidade de sua linha, os pulsos utilizados, os minutos das ligações locais, taxas e minutos de DDD e DDI e nos horários comerciais são cobrados os valores mais altos.

Com o voip você compra o aparelho (o mais barato sai hoje por volta de U$ 280,00), paga pelos minutos utilizados e nada mais. Independente da hora ou dia ou para onde você ligou, você só pagará o valor em minutos utilizados. E se for de voip para voip você não paga absolutamente nada.

Viu agora porque no Brasil ainda não foi homologado? Na próxima matéria falaremos dos protocolos e conversores utilizados para a transmissão e recepção do voip, dos softwares e equipamentos existentes hoje no mercado e das empresas pioneiras no Brasil.

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home