Site recria máquina usada para codificar mensagens

O site The Enigma Machine, feito pelo programador norte-americano Russell Schwager, faz uma homenagem a um dos inventos mais famosos da segunda guerra mundial. A máquina Enigma foi decisiva para criptografar mensagens durante o conflito.

O invento criado pelo alemão Arthur Scherbius em 1918 era capaz de gerar mensagens codificadas virtualmente indecifráveis. O site de Russell Schwager reproduz o mecanismo usado para criptografar as mensagens.

A máquina Enigma inicialmente seria usada na iniciativa privada para evitar espionagem industrial. O governo alemão, porém, decidiu usar o invento para incrementar as suas comunicações.A partir de 1926, o Exército germânico começou a usar a Enigma com fins militares. Os textos complicaram a vida de criptoanalistas de todo o mundo. Ninguém parecia capaz de decifrar as mensagens codificadas.

O sucesso foi tanto que o governo da Inglaterra criou um setor, em Bletchley Park, dedicado a quebrar o código alemão. Lá foram reunidos matemáticos, linguistas, criptoanalistas, em um esforço conjunto para vencer a Enigma. O destaque nesta batalha foi o matemático Alan Turing, que atacou com precisão todas as fraquezas da máquina.
 Terra

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home