Blogs flagram realidade do desastre na Ásia

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Ciência e Informática da Folha Online

Relatos pessoais e imagens flagrantes da destruição causada pelo terremoto que abalou a Ásia abastecem alguns blogs --diários virtuais-- que começam a pipocar pela internet. Muitos sites também oferecem informações sobre ajuda humanitária às milhares de vítimas do desastre.

Na página www.thiswayplease.com/extra.html, Fred Robarts publica, de Jaffna (Sri Lanka), uma foto de um barco azul destruído contra uma árvore. E relata: "Toda casa e todo barco foram destruídos, toda a extensão da costa leste. As pessoas que conhecem e respeitam o mar agora falam em estado de choque, consternação e medo."

Mas a tecnologia chegou mais perto do desastre --Sanjay, um produtor de TV que vive e trabalha no Sri Lanka, enviou SMSs (mensagens de texto trocadas por celular) para seus editores com o que testemunhou. "Estou parado na rua Galle em Aluthgama e olhando para traineiras de cinco toneladas sobre a rua. Assustador", diz, segundo o blog Boing Boing.

Ele conta que um de meus amigos estava isolado por causa de uma ponte destruída. "Quebrou sua perna. Mas está vivo. Entrou em contato. Ele foi varrido mas nadou para a costa. Disse que esteve enterrando gente o dia todo. Só trazendo gente da praia e cavando buracos com suas mãos (...) Ele pareceu perturbado. Acho que cavar túmulos faz isso com você."

Imagens do desastre

Em uma das listas de discussão do fórum Linkfilter.net, internautas compartilharam um vídeo com cenas do desastre em Patong, na Tailândia. As imagens de um cinegrafista amador mostram as águas varrendo árvores e uma pequena edificação. O site Soi Easy tem um punhado de fotos do desastre na região.

Suman Kumar, 31, vive em Bangalore, Índia. Em seu blog (http://www.sumankumar.com) --que foi citado pelo "New York Times" e saiu do ar pela quantidade de acessos--, há relatos e fotos de Nanda Kishore. Ele conta, a partir de Chennai, cidade portuária no sudeste da Índia, que durante a visita de Sonia Gandhi a um agrupamento de voluntários, policiais barraram voluntários com alimentos e cobertores. Um amigo de Kishore estava entre eles.

Gandhi é presidente de um partido, o Congresso Nacional Indiano. "Eles estavam dormindo no chão, debaixo de árvores, debaixo de qualquer lugar que pudessem encontrar. Autoridades não me deixaram entrar na área onde as vítimas estavam alojadas. A razão: Sonia Gandhi estava visitando o local", diz.

Auxílio humanitário

Na mesma página, Kumar oferece links para outros blogs e sites com informações sobre auxílio humanitário às vítimas do desastre. Uma delas é http://tsunamihelp.blogspot.com, site atualizado por vários internautas com informações sobre donativos e ações voluntárias.

O site The Command Post dá informações de entidades de todo o mundo que estão recolhendo doações. O blog Brand New Malaysian coordena doações para vítimas na Malásia.

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home