Devagar e sempre


A Terra está girando cada vez mais lentamente, e as marés são as principais responsáveis

Edson Franco

"A h, se o dia tivesse mais uma hora..." Sonho de boa parte da humanidade, essa esticada no tempo acontecerá, mas é preciso esperar um pouco. Serão necessários 150 milhões de anos para que lojas, restaurantes e chaveiros que funcionam dia e noite coloquem em seus cartazes a frase "aberto 25 horas". O processo é lento e irregular, mas o certo é que a Terra está girando cada vez mais lentamente.

Se hoje a gente reclama da falta de tempo, imagine se estivéssemos por aqui quando o planeta veio à luz, há 4,5 bilhões de anos. Especula-se que naquela época ele dava uma volta em torno do seu eixo em aproximadamente 1 hora. Desde então, a rotação vem desacelerando devido, principalmente, a fenômenos que alteram aquilo que os cientistas chamam de momento angular. Para entender isso, imagine uma patinadora girando. Já percebeu como a velocidade do rodopio aumenta na medida em que ela aproxima os braços do centro do corpo?

Pois bem, o que ela está fazendo nada mais é do que um deslocamento de massa que atenua a inércia. Como fruto, a aceleração acontece para preservar o momento angular da patinadora.

Na Terra, os deslocamentos de massa estão provocando o contrário. E, na hora de apontar o maior responsável, os cientistas são unânimes. "Enquanto existirem oceanos na Terra, as marés serão os principais fatores", resume o geofísico Wladimir Shukowsky, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.

Mas a coisa não é tão simples como no exemplo da patinadora. Além do grande deslocamento de massa, as marés são responsáveis por outra alteração. Benjamin Fong Chao, chefe do Space Geodesy Branch (órgão ligado à Nasa), explica: "É o que chamamos de fricção das marés. Trata-se de um 'efeito colateral' que envolve o atrito da água com o fundo do oceano e as costas. Em decorrência, há uma dissipação da energia cinética da Terra, o que acaba motivando a desaceleração".

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home