Homem tetraplégico usa a mente para enviar e-mail

Hector Lima

Um homem tetraplégico conseguiu a façanha de enviar e-mails e controlar games no computador com seu pensamento. Tudo graças a um chip que tem se mostrado o implante cerebral mais sofisticado da atualidade.

O chip se chama BrainGate (PonteCerebral) - menor que um centavo de dólar - e foi implantado durante uma operação de três horas no córtex motor primário de um homem de 24 anos que teve a espinha partida aos 21. Não foram identificados problemas de cicatrização ou efeitos colaterais no sistema neurológico.

Desenvolvido pela empresa Cyberkinetics de Foxborough, estado norte-americano de Massachusetts, o BrainGate tem 100 eletrodos que se conectam a um neurônio do paciente e captam seus sinais cerebrais. Do chip os sinais percorrem um fio externo até a base da cabeça do paciente e dali até um carrinho com um sistema de computadores que processam os sinais.

Após um estudo de 20 seções que durou dois meses, os idealizadores do projeto constataram que o paciente conseguia movimentar o cursor na tela e jogar "Pong" com 70% de acerto. O chip permitiu ao paciente controlar também uma TV enquanto fazia outras tarefas como falar e mexer a cabeça.

A empresa planeja agora implantar o BG em mais quatro pacientes nas mesmas condições com idades entre 18 e 60 anos. Após treze meses o implante é retirado, mas se a pessoa concordar ser objeto de estudo permanece com ele.

A concorrente Neural Signals de Atlanta patenteou um método que lê a atividade cerebral sem tocar nos neurônios. Seu chip fica logo abaixo do crânio, sem tocar o cérebro. Outras equipes de pesquisa estão testando tecnologias que não envolvam cirurgias invasivas e usam encefalogramas para registrar os sinais do paciente.

Conforme a Cyberkinetics essas tecnologias apenas dão uma idéia geral da atividade do cérebro e seu método consegue traduzir mais sinais e de forma mais específica. Jon Mukand, do Sargent Rehabilitation Center em Rhode Island, disse que "o chip pode teoricamente mapear 100 neurônios. É muito mais versátil e flexível quando se pode pegar um número maior deles".

Já Stephen Roberts, engenheiro da Oxford University na Inglaterra, é prudente antes de soltar rojões. Ele declarou que "ainda temos de fazer algo que funcione em larga escala e sem muito treinamento ao paciente. A maioria desses aparelhos funciona bem em um pequeno grupo de pacientes, mas há muito chão antes de se fazer (os chips) funcionarem com a população em geral".

A Cyberkinetics também estuda no momento chips que estimulem os músculos dos pacientes, para que possam aos poucos tentar se movimentar novamente.

Magnet

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home