Crianças participam de eleição virtual na Internet
 


Um projeto realizado pelo Portal Educacional ajuda as crianças entender a importância do voto no exercício da cidadania. Pela internet, crianças votam em urnas virtuais e participam da Eleição na Floresta.

A proposta envolve eleitores mirins de todo o país que estão trabalhando a todo o vapor na campanha dos seus candidatos, escolhidos entre os animais da fauna brasileira. Todos os envolvidos aguardam os resultados, que serão divulgados no dia 5 de novembro. Qual dos seis partidos, entre eles o Partido dos Moluscos, formará a maior bancada de vereadores? E a Baleia Jubarte e o Peixe-Boi, como se sairão na disputa pela Prefeitura?

A eleição do Portal Educacional movimenta escolas de todo o país. "Nossa intenção era criar um projeto que mostrasse para os alunos algumas situações que acontecem numa eleição de verdade: como a escolha do representante do partido que tem mais chance de ganhar e como são feitas as discussões em torno da organização de uma campanha", afirma Andréa Santana, produtora do site da eleição.

A idéia é usar a Internet para mostrar às crianças como é processo eleitoral, simulando pleitos com candidatos escolhidos entre animais da fauna brasileira. A proposta também possibilitou também abordar a importância da preservação da natureza e o risco de extinção.

Para adequar o conteúdo e a discussão às diferentes faixas etárias, foram organizadas duas eleições na Floresta. Os pequenos da Educação Infantil escolherão apenas candidatos a prefeito. Já os alunos das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental criaram partidos, cada um com um candidato à Prefeitura e cinco candidatos a vereador.

A Eleição na Floresta está mobilizando mais de 9.500 eleitores-mirins de todo país. No Rio Grande do Sul, cinco escolas, de cidades como Canoas e Passo Fundo, participam do projeto.

O "processo eleitoral" começou em agosto: cada turma escolheu seus candidatos e elaborou textos em que fundamentavam sua opção, destacando as qualidades atribuídas a cada animal e suas chances de ganhar a eleição. Essas informações foram distribuídas a todas as escolas e discutidas por todos os alunos envolvidos.

As informações sobre o pleito podem ser acompanhadas no Portal Educacional.
 
Terra

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home