PF prende grupo que usava a internet para desviar dinheiro

da Folha Online

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira uma quadrilha com 53 pessoas acusadas de organizar um grande esquema de fraudes pela internet. Os criminosos enviavam e-mails falsos para obter dados financeiros dos internautas e depois desviavam esse dinheiro para outras contas.

As prisões fazem parte da operação Cavalo de Tróia 2, que começou na manhã desta quarta e teve apoio financeiro da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Os presos estão sendo ouvidos nas superintendências de Belém (PA), São Luís (MA), Palmas (TO) e Fortaleza (CE).

De acordo com a polícia, 18 pessoas presas já haviam sido detidas na primeira operação Cavalo de Tróia. Elas foram liberadas após as investigações e voltaram a cometer crimes pela rede mundial de computadores.

A operação reuniu 160 policiais no estado do Pará, vindos de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foram apreendidos carros e computadores.

Modus operandi

Para cometer os golpes, os criminosos utilizaram a técnica de "phishing scam". Essa técnica consiste em criar sites falsos idênticos aos de bancos e outras instituições financeiras e mandar e-mails para os internautas, pedindo para que eles confirmem seus dados, como número da conta corrente e senha.

Uma vez nas páginas falsas, os usuários digitam as informações, que são retidas pelos hackers e usadas para desviar dinheiro e cometer outros crimes.

Os criminosos ainda instalavam cavalos de tróia nos computadores das vítimas. Esses programas registravam senhas dos internautas e depois enviavam os dados dos correntistas para os hackers.

De posse desses dados, os criminosos faziam saques e transferências para contas de laranjas que emprestavam seus cartões e senhas mediante pagamento de R$ 100 a R$ 500. O dinheiro era depois sacado.

Uma nova modalidade de fraude, com a utilização de boletos de cobrança fraudulentos, também era usada pela quadrilha. Os boletos, utilizados para a lavagem do dinheiro obtido com os crimes pela internet, eram emitidos em nome de um beneficiário que era o próprio dono de empresa emitente e estava diretamente envolvido com os criminosos. Dessa forma, o dinheiro era legalizado.


 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home