Celular pode ser próximo rival do iPod da Apple

O fotógrafo inglês Alastair Daly estava à procura de um player de música digital barato. O aparelho também tinha de ser capaz de armazenar canções suficientes para animar o percurso de uma hora de duração de sua casa ao trabalho, em Londres.

Daly optou por um celular inteligente SPVC500, novo modelo da operadora européia de telefonia móvel Orange, capaz de armazenar o equivalente a nove CDs de música em seu cartão de memória.

Embora a capacidade de memória do celular seja baixa comparada aos 20 gigabytes oferecidos pelo iPod, da Apple Computer, a qualidade de som é comparável. E, ao preço de 75 libras (US$ 135), o aparelho sai mais barato que um iPod, cujo modelo médio custa 210 libras no mercado britânico. Além disso, o celular funciona também como organizador pessoal.

"Significa que não preciso levar um celular, um player de música e um organizador pessoal comigo a todo lugar que frequento", disse Daly, 32. "Talvez eu compre um player de MP3, mas por enquanto não tenho dinheiro."

Na verdade, Daly não pagou pelo seu novo celular. A Orange estava distribuindo o aparelho gratuitamente como parte de uma promoção. A única despesa que o fotógrafo teve foi um cartão de 512 megabytes de memória, de US$ 143, que se encaixa na parte inferior de seu celular.

O tempo em que um celular funcionava simplesmente como aparelho de comunicação capaz de usar versões desafinadas de canções conhecidas como som de toque chegou a um fim abrupto.

Uma série de novos modelos dotados de capacidade de armazenagem mais elevada, telas em cores brilhantes e sistemas de som com qualidade estéreo está chegando ao mercado, basicamente para competir com diversos organizadores pessoais que oferecem recursos de telefonia.

Nos Estados Unidos, esses novos aparelhos se transformaram em um recurso de entretenimento capaz de desafiar o domínio da Apple no mercado de players musicais.

Celular com disco rígido
O lançamento do modelo SPH-V5400, da Samsung, no mês passado é considerado um dos mais interessantes desdobramentos no mercado de MP3 pois é o primeiro telefone celular com um disco rígido embutido.

Por isso, a possibilidade de se ter milhões de pessoas pagando por downloads de músicas que podem ser armazenadas em celulares está fazendo a indústria fonográfica sonhar com uma recuperação. "O celular toca-MP3 é interessante para nós", disse Richard Wheeler, chefe de novas tecnologias do selo britânico Sanctuary Group.

"Não diria que é um matador do iPod. O iPod provavelmente vai ter um som melhor e maior capacidade de armazenamento. Mas haverá um mercado desde que o preço seja competitivo", disse Wheeler.

Enquanto isso, a Siemens (SIEGn.DE), desenvolveu um celular que funciona como um player de música digital. O Siemens SX1 Music tem chip de memória substituível que pode guardar até 120 músicas. Novos chips poderão guardar uma maior quantidade de canções.

Alguns analistas acreditam que telefones celulares com discos rígidos podem revolucionar o mercado de players MP3 da mesma forma como aconteceu com o mercado de fotografia após o aparecimento dos celulares com câmeras embutidas.

"Não há razão para pensar que não teremos um disco rígido de 5 gigabytes no mercado no próximo ano", disse Hubert Gertis, analista de tecnologia da consultoria alemã Gertis Media. Ele acrescentou que os celulares mais sofisticados terão HDs com capacidade para 400 gigabytes em 2007, ou 10 vezes mais espaço que o modelo mais avançado do iPod, capaz de armazenar 10 mil canções.

A capacidade de memória de dispositivos portáteis está crescendo rapidamente. Seguindo a atual taxa de inovação, um computador de mão ou player de MP3 poderá armazenar 1,6 terabytes de dados, quase 400 mil músicas, até o final da década, afirmou Gertis. "A única questão que permanece é: Alguém precisa realmente de tanta música?", pergunta Gertis.
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home