Microsoft vai criar programas anti-spyware, diz Gates

da Folha Online

A Microsoft planeja criar programas próprios para combater spywares, disse Bill Gates, presidente da empresa, na sexta-feira. Ele disse que a empresa vai criar ferramentas para combater aplicativos maliciosos, que serão constantemente atualizados.

O presidente da maior empresa de software do mundo, no entanto, não disse quando as ferramentas serão lançadas. Ele também não disse se a companhia vai cobrar pelos aplicativos anti-spyware.

Segundo ele, os programas espiões --que ficam instalados no computador exibindo anúncios ou então roubando informações pessoais do internauta-- estão se tornando um problema pior a cada dia que passa.

"O spyware é muito ruim", disse, durante uma palestra no Museu da História do Computador, em Mountain View (Califórnia, EUA). "E esse é um problema que temos que nos envolver", afirmou ele ao site "CNET News.com" (news.com.com).

O próprio Bill Gates disse que os micros de sua casa já foram contaminados com spywares. "Esse lixo já chegou a algumas máquinas que tenho em casa", disse.

Antivírus

A companhia norte-americana também está trabalhando no desenvolvimento de produtos antivírus. Em 2003, a Microsoft comprou a GeCad, desenvolvedora romena de programas contra vírus e outras pragas virtuais.

Ainda não se sabe como a empresa vai vender o novo produto --alguns rumores indicam que a Microsoft vai cobrar uma assinatura mensal pelo antivírus. Representantes da empresa não confirmaram os planos.

Biometria

As senhas dos computadores, segundo Gates, são outro problema de segurança. "As pessoas odeiam trocar suas senhas", disse ele. "E elas escolhem senhas muito fáceis de se adivinhar."

Ele acredita que a indústria deve, em breve, adotar novos meios de autenticação, como smart cards ou algum tipo de tecnologia de biometria, como reconhecimento de impressões digitais. "Vai levar mais cinco ou seis anos", disse. "Mas não há dúvida de que esses sistemas serão utilizados."



 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home