Programas recuperam arquivos de CDs defeituosos

PETER SVENSSON
da Associated Press

Os CDs que você grava podem parar de funcionar por várias razões, de velhice a problemas de software. Mas o conteúdo não estará necessariamente perdido: há programas, como o BadCopy Pro (www.jufsoft.com/badcopy; US$ 39,50) e o CDRoller (www.cdroller.com; US$ 29,50), cuja missão é salvar CDs. Nos testes realizados, ambos recuperaram os arquivos de dois discos já considerados perdidos.

Um era um CD que eu tinha gravado usando o software HP DLA e não foi reconhecido por meu computador com Windows XP. O outro disco era um CD-RW --o computador só conseguiu ler alguns dos seus arquivos algumas vezes, mas nunca todos eles.

Pode ser que o mau funcionamento dos discos deve-se mais à má qualidade do software do que a danos físicos. Nenhum dos dois discos desafiou o BadCopy Pro e o CDRoller, que funcionam comunicando-se diretamente com o drive de CD, ignorando o sistema de leitura do Windows.

O mais vantajoso, entretanto, é o BadCopy Pro. O CDRoller conseguiu recuperar os arquivos do CD-R, mas não os seus nomes, nomeando os arquivos como File 0001, File0002, e assim por diante.

O CDRoller destina-se a salvar discos que foram "gravados em pacote", ou seja, no formato UDF. Esse formato é adotado por softwares do tipo "arrastar e soltar", como o DLA.

O BadCopy Pro afirma que também pode restaurar alguns discos arranhados, mas não conseguiu resultado significativo em um disco que eu havia arranhado de ponta a ponta. A gravidade do arranhão faz diferença.

Não espere alto padrão de refinamento de nenhum dos programas. Ambos têm interfaces conflitantes e um pouco confusas e também são lentos.


 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home