DVD do futuro poderá armazenar 472 horas de filme
 

Pesquisadores do Imperial College de Londres, na Grã-Bretanha, estão desenvolvendo um DVD que poderá armazenar mil gigabytes (ou um terabyte), com capacidade para 472 horas de filme.

Isso significa que uma coleção completa dos episódios Simpsons poderiam ser guardados em um disco do tamanho de um DVD normal.

O professor Peter Torok revelou a técnica chamada de "Multiplexed Optical data Storage" (Mods) na Conferência de Armazenamento de Dados 2004, em Taiwan.

Os pesquisadores do Imperial College acreditam a técnica poderá ser usada para criar DVDs de quatro camadas, cada uma de 250 GBs – o equivalente a 118 horas de vídeo por camada.

Sulcos angulares

A técnica Mods é baseada em laser, como a dos atuais DVDs e CDs. Um disco é feito de ranhuras minúsculas com pontos que refletem o laser.

Os discos atuais carregam um bit de informação por ponto. Mas os pesquisadores dizem que, com o uso de sulcos angulares, podem alterar a forma de comportamento da luz.

O resultado é uma forma de codificar e detectar dez vezes mais informações de um caroço.

"Tivemos a idéia de fazer esse disco há alguns anos, mas não tínhamos meios de provar se ele funcionava", disse Torok.

"Para fazer isso, desenvolvemos um método preciso de calcular as propriedades da luz refletida, em parte devido à contribuição de Peter Munro, um estudante de PhD que trabalha comigo nesse projeto".

"O futuro para o mercado de instrumentos móveis provavelmente vai demandar discos de diâmetro pequeno com capacidade de guardar muita informação. É aí que um disco Mods poderia preencher uma lacuna."

Pode ainda demorar um pouco até que a tecnologia chegue às salas de estar.

A equipe do Imperial College acredita que levará ainda cinco anos para aperfeiçoar a técnica e uma versão comercial pode estar disponível em 2010, dependendo de financiamento.

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home